O nível de resiliência da democracia brasileira

Deputado Nelson Marquezelli apresenta pensamento reacionário, sobre a necessidade de educação da população.
Deputado Nelson Marquezelli apresenta pensamento reacionário, sobre a necessidade de educação da população.

Derivada do latim a palavra “Resiliência” significa: “re” para trás e “salire” voltar ou recompor sua forma após mudança forçada. Sua melhor definição seria poder de recuperação; voltar ao estado anterior.

É impossível saber qual a capacidade de se recompor, após a atual derrocada da democracia e do estado de direito brasileiro, haja vista que a cada dia a situação política do país fica insustentável. É uma verdadeira crise institucional de difícil retrocesso, causada pelo atual governo golpista. O prestígio da economia e do comércio exterior encontra-se em queda livre. A dívida pública já ultrapassa a casa dos R$ 3 trilhões…

Como confiar em um país que se diz democrático e não respeita as escolhas dos seus eleitores, do seu povo? Os direitos dos trabalhadores, a educação e a saúde, principalmente para os menos favorecidos, passou a ser coisa do passado, através da PEC 241, a que assassina os direitos sociais! A que inviabiliza ampliação e acesso à educação pública e a um sistema de saúde mais humanizado. Hoje temos um sistema (educação e saúde) árido.

Segundo o Deputado Federal Nelson Marquezelli (PTB/SP): “Quem não tem dinheiro não estuda, porque o governo não deve gastar dinheiro com o ensino público superior. O governo vai deixar todo mundo no fundamental. Universidade tem que cortar mesmo”.

Paralelo a este conceito brutalmente achacador, a Constituição Federal de 1988 assegura o direito à educação a todos os brasileiros e brasileiras, sem nenhum tipo de discriminação e determina ser responsabilidade do Estado garanti-lo. Há na Constituição Federal do Brasil um capítulo tratando sobre o direito à educação – art. 205 a 214.

No “Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução dos riscos de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Mais uma vez a Constituição Federal é aviltada!

Conforme ensina João Batista Domingues Filho, Cientista Político e Professor da UFU – Universidade Federal de Uberlândia/MG – “Resiliência democrática é todo o movimento institucional de retorno à democracia quando atacada ou inviabilizada de quaisquer maneiras. Na democracia ocorrem inúmeras ligações de interdependência entre atividades heterogêneas na sociedade capitalista. Instituições democráticas são maneiras de fazer, de sentir e de pensar cristalizadas, socialmente coercitivas. Tudo que é democracia é institucionalmente regulado e constante para os membros da sociedade”.

No Brasil a Resiliência Institucional ajudou a eleger sete presidentes da república: Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Infelizmente, o presidente golpista Michel Temer vem de encontro a toda História da democracia brasileira pós-golpe de 1964. É ele mais um “anátema” da História Política do Brasil, sem voto e com 94% de rejeição (Fonte: DATAFOLHA).

E os coxinhas-trouxinhas ainda acham que fizeram grande coisa.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading