
Objetivo é premiar uma pessoa, organização ou instituição que tenha realizado uma contribuição notável para a defesa e/ou promoção da liberdade de imprensa em qualquer lugar do mundo, especialmente em situações de risco. Inscrições podem ser feitas até 15 de fevereiro de 2017; ganhador recebe a quantia de 25 mil dólares.
A UNESCO convida os governos dos Estados-membros, em consulta com suas Comissões Nacionais, bem como organizações internacionais, regionais, profissionais e não governamentais que atuem no campo da liberdade de imprensa, a indicarem candidatos para o próximo Prêmio Mundial de Liberdade de Imprensa UNESCO-Guillermo Cano. Inscrições podem ser feitas até 15 de fevereiro de 2017.
O Prêmio foi criado pelo Comitê Executivo da UNESCO, em 1997, em homenagem a Guillermo Cano, jornalista colombiano que morreu no exercício de sua profissão. O objetivo é premiar a cada ano uma pessoa, organização ou instituição que tenha realizado uma contribuição notável para a defesa e/ou promoção da liberdade de imprensa em qualquer lugar do mundo, especialmente em situações de risco.
Celebrado anualmente no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (3 de maio), o Prêmio é marcado por uma cerimônia e o ganhador recebe a quantia de 25 mil dólares. Em 2017, o Dia Mundial de Liberdade de Imprensa será celebrado em Jakarta, na Indonésia, no dia 3 de maio de 2017. O Prêmio é financiado pela Fundação Cano (Colômbia) e pela Fundação Helsingin Sanomat (Finlândia).
Como se candidatar
Para fazer indicações ao Prêmio, é necessário preencher o formulário em inglês ou francês (acesse clicando aqui) e enviá-lo antes do dia 15/02/2017 pelo correio ou por e-mail para:
Communication and Information Sector
Division of Freedom of Expression and Media Development
Section for Freedom of Expression
7 Place de Fontenoy
75007 Paris









