
O deputado Arthur Maia (PPS/BA) protocolou, na última quarta-feira (16/11/2016), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece mandato de oito anos para ministros do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais Superiores (STJ, STM e TST) e do Tribunal de Contas da União. De acordo com a PEC, depois de cumpridos os oito anos de mandato, os ministros não poderão ser reconduzidos ao cargo.
Atualmente, os ministros não têm mandato fixo. De acordo com o art. 101 da Constituição, os cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada, podem ser indicados como ministro do STF e lá permanecerem por exatos 35 anos, até atingirem a idade da aposentadoria compulsória, aos 75 anos de idade.
Maia acredita que a instituição do mandato seria um avanço no sentido do que já é adotado em alguns países democráticos, como é o caso da Alemanha, que fixa o prazo de doze anos para cada um dos dezesseis ministros, e na Espanha e em Portugal, em que os mandatos são de nove anos sem recondução.
“É imprescindível haver uma alternância para quem exerce o poder de julgar e decidir as principais questões jurídicas da Nação. Buscamos, com a proposta, a renovação planejada dos quadros dos tribunais sem ferir a prerrogativa de independência do Poder Judiciário. A oxigenação da jurisdição constitucional justifica a aprovação desta proposição”, defendeu.
O parlamentar destaca que, mesmo não sendo integrante do Poder Judiciário, o TCU, órgão do Poder Legislativo, cumpre importante papel na fiscalização dos atos que geram despesas, necessitando de igual modo ser submetido a essa regra.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




