Senadora Lídice da Mata critica PEC da Previdência: ‘governo desconhece o país’

Senadora Lídice da Mata critica impacto da PEC da Previdência na aposentadoria do trabalhador rural.
Senadora Lídice da Mata critica impacto da PEC da Previdência na aposentadoria do trabalhador rural.

A senadora Lídice da Mata(PSB-BA) criticou, na quinta-feira (08/12/2016), a proposta de emenda à Constituição que altera as regras da Previdência, enviada nesta semana pelo governo ao Congresso Nacional. Ela reconhece a importância de discutir o assunto, mas não nos moldes propostos pelo governo, que estabeleceu a idade mínima de 65 anos para aposentadoria de homens e mulheres e impôs, como condição para a obtenção do benefício integral, 49 anos de contribuição.

Outro ponto da PEC que desagradou a senadora foi o relativo à aposentadoria rural. Hoje, além da idade mínima, basta que o trabalhador comprove 15 anos de atividade no campo, em regime de agricultura familiar ou individualmente, mesmo sem contribuição, para que tenha direito ao benefício.

Mas o governo quer agora que, além de respeitarem a idade mínima de 65 anos, eles também passem a contribuir por 25 anos, o que mostra o total desconhecimento da realidade do país, avaliou Lídice da Mata.

– Certamente esse presidente que está aí e sua equipe sequer sabem o que é a vida de um trabalhador rural neste país e como ele chega aos 65 anos de idade sem força para continuar trabalhando. Essa é a verdadeira face desse governo expressa nessa reforma da Previdência – disse a senadora.

Lídice da Mata também criticou a convocação de sessões extraordinárias – com a eliminação dos interstícios – para a discussão, em segundo turno, da proposta de emenda à Constituição que limita, por 20 anos, os gastos públicos. Ela afirmou que a PEC é antidemocrática, pois, ao fixar por 20 anos a política fiscal, o governo vai tirar dos brasileiros o direito de optar, em eleições futuras, pelo candidato que possa indicar outro caminho para tirar o país da crise.

Confira vídeo


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da PMSE: Campanha do São João 2026.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading