Cortejo cultural marca passagem em Feira de Santana do ‘Dia do Circo e do Teatro’

Cortejo Cultural marca ‘Dia Mundial do Teatro e do Circo’ em Feira de Santana.
Cortejo Cultural marca ‘Dia Mundial do Teatro e do Circo’ em Feira de Santana.

Hoje teve espetáculo circense e teatral na avenida Getúlio Vargas, em comemoração à passagem do Dia do Circo e do Teatro. Artistas e curiosos participaram da 1º Cortejo da Cultura de Feira de Santana, realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e a Fundação Egberto Costa.

Palhaços, malabarista, perna-de-pau, grupo de capoeira e atores vestiram seus personagens – Chapeuzinho Vermelho, garçom, bruxas, entre muitos outros, e foram à avenida comemorar. Gente de todas as idades brincaram feito crianças.

O animado e colorido cortejo se concentrou no estacionamento da Prefeitura, onde no palco aconteceram apresentações. O ator Araílton Públio realizou a performance “Poemas ao vento”, José Guedes interpretou “Interrogação e apresentação” e Roberval Barreto, “Pabulagem”.

Luiz Augusto Oliveira, diretor do Departamento de Atividades Culturais, disse que o cortejo foi uma maneira lúdica de que todos participassem das comemorações. “Todas as pessoas gostam de teatro e amam o circo”.

Aos 72 anos, dona Raimunda Maria Araújo disse que se encontrou na vida ao fazer teatro, há 17 anos. “Teatro é tudo de bom na vida”. É uma dos muitos alunos dos cursos oferecidos pela Funtitec, no projeto Arte de Viver, no Centro de Cultura Maestro Miro.

O palhaço Charmosinho, do circo de mesmo nome, disse que a mágica do espetáculo circense nunca será desvendada, porque não é truque. “Agrada pessoas de todas as idades”. Para ele, o personagem é incorporado à medida que se maquia. “As cores fazem que Fly Oliveira desapareça à medida que Charmosinho ganha sua forma”.

O circo está montado no CSU, na Cidade Nova, onde oferece cursos gratuitos para até 50 crianças e adolescentes de como se tornar uma malabarista, contorcionista, entre outras atividades. Menos a de palhaço, que já nasce pronto.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading