Intervenções tornam área do centro antigo de Salvador mais atrativa

Centro antigo de Salvador é requalificado.
Centro antigo de Salvador é requalificado.

Um novo capítulo da história do Centro Antigo de Salvador é escrito com inúmeras intervenções nas áreas de infraestrutura urbana, habitação social e recuperação externa de igrejas e casarões históricos. No território, formado pelo centro histórico e mais onze bairros onde se encontram 70% dos equipamentos culturais da capital baiana, calçadas e vias danificadas já dão lugar a ruas pavimentadas e calçadas alargadas, com melhorias na acessibilidade. Todas as obras de requalificação fazem parte de projetos que pertencem ao Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador.

De acordo com o titular da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), unidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Maurício Mathias, o objetivo é recuperar a área, uma das mais antigas da cidade. Para Mathias, as intervenções são fundamentais para que a movimentação de pessoas seja intensificada, estruturas culturais contempladas e a economia fortalecida na região.

“Durante muito tempo, o centro antigo passou por degradação. As pessoas se afastaram desta parte da cidade. Estamos investindo na requalificação para que volte ser agradável visitar o centro antigo. Para os comerciantes, moradores e visitantes será muito interessante”, afirma.

Através do projeto Pelas Ruas do Centro Antigo, planejado e executado por etapas, as obras já foram concluídas em 51 ruas e outras 57 vias estão com frentes de trabalho. No total, mais de 260 vias serão contempladas em Salvador, com investimento de R$ 124 milhões. Aos poucos, bairros como Comércio, Dois de Julho, Nazaré, Tororó, Barbalho, Mouraria e Jardim Baiano, ganham rampas de acesso, piso tátil, travessias para pedestres, ciclofaixas, postes de iluminação e sinalização para facilitar o acesso das pessoas.

No entorno da Arena Fonte Nova, as intervenções incluem a substituição de meio-fio, a demolição dos passeios antigos e a construção de novos, como forma de garantir o fluxo de pessoas e veículos pela região. Até o momento já foram finalizadas as obras no Vale de Nazaré (do Aquidabã ao bairro da Saúde e da Arena Fonte Nova até a Estação da Lapa) e estão em fase de conclusão as obras na Rua Djalma Dutra. Além disto, operários trabalham na via que liga a Vasco da Gama ao estádio e, em breve, serão iniciadas as intervenções na área da Sete Portas, sentido Aquidabã.

Na Baixa dos Sapateiros, o Quartel do Corpo de Bombeiros, a Praça dos Veteranos e a Ladeira do Pax também passaram por obras. O local teve a infraestrutura recuperada e já é possível transitar e visitar lojas sem dificuldades.

Pelourinho

Por meio da Conder, casarões antigos e igrejas tradicionais do centro histórico têm as fachadas recuperadas. A reforma de telhados e pavimentos, assim como a recuperação de praças e largos também integram a série de ações para a manutenção da área, por onde circulam 530 mil pessoas por ano. Um exemplo é a Praça Tereza Batista, que teve a estrutura metálica e cobertura trocadas, pintura das fachadas dos imóveis além da reforma do palco e camarins.

A Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho, também passa por melhoria, com a reforma da fachada. Para a diretora executiva da entidade, Ângela Fraga, o local tem ficado ainda mais atrativo. “Estudantes e turistas costumam a procurar a Casa de Jorge Amado para visitar, conhecer e aprender um pouco mais. A fachada é o primeiro contato e precisava realmente ser melhorada. Acredito que as pessoas tenham ainda mais vontade de vir para cá”, destaca.

No mês em que Salvador completa 468 anos, a requalificação presenteia a população, e quem vive do comércio comemora. “É muito bom para o Pelourinho ter esse tipo de obra. O lugar que é um dos cartões postais da cidade fica mais bonito, e isso atrai os turistas. Consequentemente, temos aquecimento do comércio”, afirma a comerciante, Maristela Almeida.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading