Salvador tem 22 mil pessoas em situação de rua, aponta levantamento

Cerca de 22 mil pessoas vivem em situação de rua na capital baiana, expostas a violências físicas e psicológicas. O levantamento foi divulgado na sexta-feira (10/03/2017), pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPE-BA). De acordo com o estudo, os principais fatores que levam as pessoas a viver nas ruas da cidade são conflitos familiares, drogas e alcoolismo. Do total de pessoas nesta situação, cerca de 75% são do sexo masculino e mais da metade tem entre 25 e 44 anos.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira hoje, após um homem ter sido queimado na madrugada de ontem (9), em frente a uma lanchonete no bairro de Nazaré, enquanto dormia. Segundo o MPE, o rapaz está internado em estado grave. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, mas o ministério informou que uma equipe acompanha o caso e a vítima.

Para tratar do problema, o MPE criou o Grupo de Trabalho Institucional de Atenção e Presevação dos Direitos da População em Situação de Rua. De caráter multiprofissional, o grupoé composto por sete entidades de segurança e direitos humanos, que se reúnem constantemente e promovem eventos. Nesses eventos, são discutidas propostasd de política pública para pessoas em situação de rua, como empregabilidade, saúde e educação.

O Ministério Público da Bahia considera grave a situação no estado e destaca a importância de um olhar criterioso para as pessoas que vivem em vulnerabilidade. De acordo com o MPE, outro problema é que, algumas vezes, as pessoas que vivem nas ruas acabam se tornando invisibilizadas.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do Governo da Bahia: Campanha Ações Bahia Projetos Institucionais 0526.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading