Sessão científica do SAMU de Feira de Santana debate formas de violência na cidade

As diversas formas de violência registrada em Feira de Santana, sob a ótica de quem a vivencia, foram discutidas durante mais uma edição da Sessão Científica, realizada pelo SAMU, no Auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na noite de quarta-feira, (22/03/2017). O tema foi ‘Abordagem às situações de violência em Feira de Santana’

Os profissionais que trabalham neste órgão atendem muitos casos de violência, letal ou não. E também se expõem a ela. Não raro chegam ao local do crime antes da equipa da polícia, de quem sempre solicita apoio durante estes tipos de ocorrências.

O secretário de Prevenção à Violência, Mauro Moraes, que é delegado da polícia civil, afirmou que a violência não deve ser combatida com violência e que ela se interrelaciona. “Forças de segurança devem apoiar o SAMU nos casos mais distantes”. A Guarda Municipal é destacada para acompanhar as equipes.

O problema da violência contra a mulher é caso de saúde pública, mas continua invisível, afirmou a coordenadora da CRMQ (Centro de Referência Maria Quitéria), que atende mulheres vitimadas pela violência doméstica.

Destacou o avanço no município da rede de proteção à mulher vitimada por este tipo de violência. “O que ela procura é uma escuta qualificada”. Ela também pediu a colaboração do SAMU no esforço para se combater este tipo de violência.

O capitão PM Melchezedec Santos falou da missão constitucional da força policial em fazer o policiamento ostensivo e de caráter preventivo. Mas o que vem sendo realizado é o trabalho de maneira repressiva. “Realizamos atividades para o crime não aconteça”.

A delegada Ludmila Valadares, titular da 2ª Delegacia, destacou que as equipes do SAMU são os primeiros a chegar ao local do acontecido. Daí a sua importância. “São uns heróis diante da situação de violência”.

O enfermeiro Anderson Reis de Souza, da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense, disse que estudo revelou ser pouco o índice de pessoas que conhecem a rede proteção das mulheres contra a violência. O evento foi coordenado pelo médico do SAMU, José Luiz Araújo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading