
Estão abertas as inscrições de trabalhos e comunicações para o seminário “(Re)pensar Feira: a UEFS e o Observatório da Cidade” e seguem até 02 de maio de 2017. O evento, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de julho de julho, propõe aproximar a relação entre os saberes produzidos no campus e os muitos outros centros de saberes que coexistem na cidade.
Confira nota emitida sobre a UEFS, em que é abordada atuação da instituição e os fatores que determinaram a criação do Observatório da Cidade:
Feira de Santana, na sua grandeza, é a casa da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Nas suas 4 décadas de vida, a UEFS sempre ‘respondeu’ à Feira: oportunizou a aparição de variados profissionais, que impulsionaram a cidade com o saber produzido nas salas, laboratórios e extensões da atividade universitária; produziu pesquisas usadas na vida citadina; utilizou-se da extensão para se abrir à população feirense. Mas é preciso reconhecer que quem anda um pouco pelas ruas da cidade ouve, aqui e ali, cobranças por uma participação maior da “Universidade” na reflexão/proposição das coisas da Feira, e é necessário dar respostas a esses pleitos.
A construção do Observatório da Cidade é um primeiro passo nesse sentido. Com ele a UEFS pretende organizar a relação entre os saberes produzidos no campus e os muitos outros centros de saberes que coexistem na urbe. É a pretensão de refinar a escuta para aprofundar o diálogo com a cidade e seus problemas, criando um ambiente de articulação que lhe oportunize, com o aprendizado de 40 anos, contribuir com maior qualidade para o enfrentamento dos desafios que dificultam o estradar da terra que é a abertura do sertão baiano.
A UEFS assim se coloca ao lado dos conterrâneos para pensar a transformação da Feira de Santana em uma terra plural, que se ofereça aos seus demais filhos na generosidade de oportunidade e apoios e que encante as gerações vindouras com a qualidade do seu viver urbano. Debater, discutir, pensar são as estratégias que dão formas à ideia do Observatório da Cidade e o seminário aqui organizado é ponto de partida para mais iniciativas pela vida no sertão baiano.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




