
Entre os anos de 2004 e 2016, o número de internações em Feira de Santana devido a crises asmáticas caiu de 418 para 29 – isto em termos anuais. Redução em mais de 90%.
A significativa queda está relacionada ao início das atividades do ProAr, (Programa de Atendimento a Asma e Rinite Alérgica), que atende pacientes no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Leda.
Estudos indicam que 20% das crianças e adolescentes feirenses são asmáticos. As crises são motivos de internação nos períodos de oscilação ou queda brusca da temperatura.
É uma doença que o tratamento adequado, bem como a correta administração do medicamento, leva a significativa melhora na qualidade de vida do asmático.
Esta combinação, diz a médica Heli Brandão, mais o conhecimento dos fatores que desencadeiam a crise, bem como seguir as orientações recomendadas, melhoram a vida dos pacientes.
A maior parte dos pacientes que procura o ProAr é formada por crianças. O atendimento é prestado por equipe multidisciplinar. O tratamento é gratuito.
Eles são referenciados pelas unidades de saúde, através da Central de Regulação, da Secretaria de Saúde. Os pacientes devem passar pelo clínico nas unidades de saúde, que vai solicitar a avaliação do pneumologista.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




