Professores da UEFS reafirmam participação na Greve Geral

Cartaz anuncia Greve Geral para sexta-feira, 30 de junho de 2017.
Cartaz anuncia Greve Geral para sexta-feira, 30 de junho de 2017.

Os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) endossam o 30 de junho de 2017 como data para a deflagração de uma nova Greve Geral de 24 horas, com o objetivo de parar o Brasil para barrar as contrarreformas da Previdência e Trabalhista, contra as terceirizações e pela saída de Michel Temer da presidência da República. Será realizado um ato público com panfletagem a partir das 7h, em frente à Prefeitura Municipal. Nesta sexta (30), as atividades acadêmicas no campus serão suspensas.

A Greve Geral foi indicada por diversas centrais sindicais do país por entenderem que esta fortalece o processo de mobilização existente nas bases de várias categorias do Brasil. Também acreditam que a mobilização é a maneira de tentar reverter as investidas do governo federal contra o setor público e os trabalhadores.

“A primeira Greve Geral, no dia 28 de abril, e a marcha OcupeBrasília, em 24 de maio, ambas com protestos na capital federal e em cidades de variados estados brasileiros, reforçaram a disposição dos trabalhadores e estudantes para combater a retirada de direitos sociais e trabalhistas”, disse o diretor da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), Gean Santana, lembrando as reuniões e mobilizações realizadas este mês com sindicatos e movimentos sociais de Feira de Santana para a construção do protesto. Entre as atividades, citou o Dia Nacional do Esquenta para a Greve Geral, em 21 de junho, quando houve panfletagem no pórtico da universidade, e as plenárias da Frente Nenhum Direito a Menos.

Bahia

Segundo movimento grevista, o governo estadual segue a mesma cartilha de Michel Temer. Além de instituir a Previdência Complementar dos Servidores Públicos da Bahia (PrevBahia), regulamentada no dia 29 de julho de 2016, Rui Costa (PT) articulou a transformação desta em um sistema para todo Nordeste (PrevNordeste).

A política do governo também tem penalizado as Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) com uma grave crise orçamentária que prejudica as atividades da pesquisa, da extensão e do ensino. Paralelamente, os professores acumulam grandes perdas por conta do congelamento dos salários, afirma movimento grevista.

Diante a atual conjuntura, o Fórum das ADs, entidade que reúne as diretorias das associações docentes das quatro Ueba, indicou a realização de assembleias na primeira quinzena de julho para avaliar a o indicativo de greve, caso o governo estadual não apresente proposta concreta à pauta docente, declara movimento grevista.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading