Violência contra idosos ainda é crescente em Feira de Santana

Dia de conscientização contra violência à pessoa idosa.
Dia de conscientização contra violência à pessoa idosa.

“Humilhar, insultar e isolar a pessoa idosa do convívio social é crime”. “Não queremos maus tratos. Queremos respeito”. Segurando cartazes com frases que chamavam a atenção da sociedade, um grupo de pessoas – sobretudo com mais de 60 anos – participou de um ato público, na manhã desta segunda-feira (12/06/2017), contra a violência aos idosos, no estacionamento da Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

A realização foi do Conselho Municipal do Idoso e do Programa de Referência à Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O ato público faz parte das ações pelo Dia Internacional de Combate à Violência aos Idosos – 15 de junho.

Nesta terça-feira (13/06), a partir das 8 horas, haverá um seminário no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na SMS, para profissionais de saúde. O evento, que terá como tema “A violência contra a pessoa idosa: como prevenir, diminuir e enfrentar”, visa capacitar médicos e enfermeiros para identificar e notificar casos de agressões à pessoa idosa.

A promotora Márcia Morais Vaz, da 16ª Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa Idosa, afirma que o número de idosos acometidos por violência ainda é elevado. “Não é possível precisar, porque não temos ainda uma delegacia especializada. Contudo, as denúncias que chegam através do Disque 100 são verídicas”, ressalta. A promotora acrescenta que nem sempre a violência é física, mas de ordem psicológica. “Geralmente, o idoso é acometido dentro da própria família”.

A enfermeira técnica da SMS, Isabela Machado, falou da importância do profissional em identificar casos de agressões aos idosos e notificar. “A unidade de saúde é a porta de entrada. Há sinais de violência que podem ser identificados pelo enfermeiro ou médico, através de uma consulta. Com isso, ele estará contribuindo para que o idoso não sofra maiores danos”.

O ato público contou ainda com a participação de idosos do Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira; da Pastoral da Pessoa Idosa e do Sesc (Serviço Social do Comércio).


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading