Atuação em saúde e educação garante cidadania feirense a Miriam Caldas

Miriam Caldas recebe título de cidadã feirense.
Miriam Caldas recebe título de cidadã feirense.
Miriam Caldas recebe título de cidadã feirense.
Miriam Caldas recebe título de cidadã feirense.

Uma vida dedicada ao trabalho, aos estudos e à família. Assim pode ser resumida a trajetória de Miriam dos Santos Caldas, que ao longo de mais de três décadas acumulou prêmios nas duas áreas mais complexas da convivência humana: Saúde e Educação. Foi essa atuação profissional em Feira de Santana que lhe garantiu a cidadania feirense, oficializada em sessão solene na noite desta terça-feira (27/06/2017), data em que comemorou seu aniversário de nascimento.

Foi ao lado da família e de amigos que a assistente social, professora e advogada recebeu a honraria, concedida por iniciativa do vereador Luiz Augusto de Jesus, cujo discurso de saudação exaltou o trabalho humanizado desenvolvido pela homenageada. Ele lembrou que antes de prestar concurso estadual e ser nomeada para o Hospital Regional Clériston Andrade (HGCA), Miriam foi secretária de Assistência Social nas cidades de Sapeaçu e Governador Mangabeira.

O vereador justificou a homenagem especialmente pela sua atuação durante 29 anos no HGCA “e sua capacidade de articular relações humanas”, conforme destacou. Dentre as ações desenvolvidas pela assistente social, ele destacou o acolhimento às mães com filhos em estado terminal, incentivo à doação de sangue por parte dos visitantes, conscientização dos homens sobre violência doméstica e orientação de adolescentes sobre drogas e DST’s.

A trajetória profissional da nova cidadã feirense, nascida em Cruz das Almas, começou com a graduação em Assistência Social pela Universidade Católica do Salvador em 1985. Mas ela não parou de estudar e em 1997 concluiu o curso de Direito Sanitário. Em 2006, mais um grau na carreira acadêmica:  especializou-se em Ciências Políticas em Lisboa, Portugal e, logo depois, fez Mestrado também na Universidade Lusófona de Humanidades.

Se o discurso do vereador foi de exaltação, o da homenageada foi de agradecimento pela “tão valiosa honraria”, como definiu. “Estou aqui, por conta da vontade do vereador e da minha profissão. Certo é que não nasci assistente social, professora, advogada, secretária de Saúde… Eu nasci, simplesmente, filha de Céu e Zeca”, disse Miriam, referindo-se aos pais Celeste Regina dos Santos e José Souza Caldas. Ela falou com emoção da infância e do perfil íntegro do pai, conhecido como Zé da Caçamba.

Ao dedicar o título recebido à família, Miriam contou que o pai nunca perdia a esperança, mesmo diante das dificuldades, como a falta de assistência médica para os filhos. “A cada dia uma nova esperança de que tudo seria melhor”, disse, orgulhosa. “Todas as minhas irmãs e meu irmão estudamos, trabalhamos e ajudamos o desenvolvimento de Feira de Santana”, disse Miriam, dividindo a emoção do momento com as irmãs Mary, Marly, Nancy, Magaly e o irmão Elson. “Qualquer uma delas ou meu irmão merecia receber esta homenagem. Somos todos cidadãos de Feira de Santana”, frisou.

O discurso de Miriam Caldas, cuja vida foi marcada por muitas lutas e dificuldades e alegrias, foi também de protesto. “Os baixos financiamentos para o Sistema Único de Saúde, que é patrimônio do povo brasileiro, não atende as necessidades para o cuidar da saúde de quem mais precisa”, afirmou. Ela também cobrou a realização de concursos públicos para que os assistentes sociais também tenham oportunidades de trabalho com segurança e respeito à jornada de30 horas para a categoria.

A Mesa de Honra da sessão foi composta pela 1ª Secretária da Casa, vereadora Gerusa Maria Bastos Sampaio, no exercício da presidência; prefeito José Ronaldo de Carvalho; Fernando Bispo, prefeito do Município de Anguera; Regi Figueiredo, presidente da Câmara Municipal de Anguera; e a homenageada da noite seu esposo, Rui Gileno de Oliveira.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141850 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.