


Museu Histórico
Estudos estão bastante adiantados, capitaneados pelo secretário de Planejamento Carlos Brito, que em nome da Fundação Senhor dos Passos, dará uma nova finalidade ao Casarão Froes da Motta, abrigando o Museu Histórico de Feira de Santana, que está sendo criado para mostrar tudo relativo à vida da cidade desde os seus primórdios. Encontros estão sendo realizados por Brito e figuras da Igreja Católica em Feira de Santana, como o arcebispo emérito dom Itamar Vian e interessados da área cultural feirense. Um museólogo está sendo contratado para projetar o novo museu da cidade.
Repensar
Começar a sistematizar saberes e conhecimentos produzidos sobre Feira de Santana e disponibilizar esse conteúdo para a comunidade é um dos objetivos do seminário “Repensar Feira – A Uefs e o Observatório da Cidade”, que acontece no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) nos dias 04 e 05 de julho de 2017. O evento contará com conferência, mesas redondas e apresentação de trabalhos. O evento será aberto com a conferência “Univer Cidade – Problemas e soluções: ver, aprender, pensar e discutir a cidade”, com exposição do professor José Borzacchiello da Silva (UFC), às 9 horas do dia 04, no anfiteatro, no módulo 2. Às 14 horas, o tema será “Educação, memória e cultura” e, às 18:30 horas a discussão será sobre “Desenvolvimento urbano e regional”, ambos também no anfiteatro.
35º BI
O tenente coronel Cláudio Eduardo de Bouças, será o anfitrião da solenidade comemorativa dos 49 anos do 35º Batalhão de Infantaria, sediado nesta cidade, que acontecerá dia 5 de julho próximo, às 19 horas.
Fundação em festa
A Fundação de Cultura Egberto Tavares Costa comemora, entre os dias 3 e 8 de julho, seu aniversário de 12 anos no Teatro Miro. A programação contará com vários eventos que possibilitarão à população feirense experimentar, em seis dias, o que o órgão tem proporcionado em mais de uma década de existência. Serão pontos altos a apresentação do Balet do Teatro Castro Alves e da Orquestra de Neogibá. Consta do programa: quadrilha junina pelos alunos da Escola Municipal da Associação Cristã Feminina; contação de histórias; samba de roda; bumba-meu-boi; brincadeiras infantis; apresentação da Orquestra de Neojibá; da Orquestra Juvenil; lançamento do livro “A Biblioteca e o segredo do quarto livro”, do feirense Redivaldo Ribeiro, e do livro do 3º Concurso Municipal de Poesia; chá literário; apresentação do grupo musical ArtMaria; balé; oficina para confecção de relógios solar; atuação da peça teatral “De um tudo”; do Recital Cônico; do Musical de Baianês; além da apresentação de Balé do Teatro Castro Alves e a certificação dos alunos que cursaram as oficinas do Projeto Arte de Viver. A frente do empreendimento cultural está o presidente da Fundação Municipal Egberto Costa, professor Antonio Carlos Coelho. No ensejo serão homenageadas pessoas da cidade.
Região Metropolitana
Enquanto a implantação da Região Metropolitana de Feira de Santana está à passos lentos, o deputado estadual Augusto Castro (PSDB) deu entrada na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, em uma proposta de criação da Região Metropolitana do Sul do estado, que tem como co-autor o presidente da Casa, dep. Angelo Coronel. O objetivo do projeto é integrar e dinamizar a região pela sua importância econômica e turística para o estado. Quando aprovada, a nova RM será composta por 14 municípios.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




