Apontado como um dos melhores festivais gastronômicos da Bahia, a 4ª edição Festival Gastronômico Sabores acontece de 13 a 23 de julho de 2017, em 30 restaurantes da cidade com uma programação cultural cheia de atrações.
Quem estiver na cidade, localizada no litoral Sul da Bahia, a 422 km de Salvador, poderá degustar pratos diversos feitos à base de produtos cultivados na região. E o melhor, com preços promocionais, que variam de R$ 7 a R$ 55 e estão divididos em cinco categorias: prato principal, petisco, lanche, sobremesa e drink.
“A proposta é a gente inovar, diversificar a oferta turística, integrar a economia e potencializar a gastronomia local transformando-a num produto e roteiro turístico”, afirma Júlio Oliveira, secretário municipal de Turismo, organizador do evento.
Esse ano o evento ganha um time de peso, que vão abrilhantar a programação da Cozinha Show. Entre alguns nomes estão os chefs Leonardo Roncon, paulista de Santo André, especializado em alta gastronomia e apresentador do programa “Chefs em Ação”, do Canal Sony; Marcos Oliveira, mais conhecido como Chef Meia Noite, natural de Itacaré e que atualmente comanda o Restaurante Capim Santo, em São Paulo; Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do restaurante Origem em Salvador e Caco Marinho do restaurante Doc, um dos mais bem-sucedidos chefs de Salvador. Além do chef Ricardo Brito do restaurante Al Mare e Cristiano Ribeiro do Senac Salvador.
A Cozinha vai acontecer todas as noites, sempre às 18h. O espaço é preparado para a interação entre profissionais da gastronomia e o público. Os chefs convidados mostram suas habilidades, preparam receitas ao vivo e ensinam alguns truques da cozinha.
Quem também passa por lá são os chefs da terra, Júnior França, Consultor em Gastronomia; Paulo Pinto, da Sorveteria Show de Bola; Marly Katarina, do Café Cacau Restaurante e Lanchonete, Clécio Campos, do Restaurante Itacarezinho; Chef Leleco, Restaurante Espaço Brasil; Jô da Villa Ecoporan e Aurelien Roche, do Txai Resort.
“Vamos misturar os chefes locais com os convidados, mas tendo sempre à mesa, produtos da nossa agricultura. Nós temos em Itacaré uma agricultura forte e diversificada e uma das propostas do Festival, com o tema Gastronomia de Raiz, é o fortalecimento da nossa identidade gastronômica através do uso dos produtos da agricultura familiar local. Com isso estamos proporcionando uma maior integração econômica do turismo e inclusão social”, revela o prefeito Antônio de Anízio.
Festa do Chef
Pelo segundo ano consecutivo o Festival realiza as “Festas do Chef, na semana do dia 17 ao 21/06. As festas contarão com uma apresentação ao vivo das receitas dos estabelecimentos. Após cada preparo o público é convidado a degustar o prato. Como toda boa festa, a programação se encerra com música ao vivo de artistas locais.
Boa Gastronomia e Boa Música
Em 2017, o encanto da cidade, o charme das belezas naturais e o sabor da gastronomia local, unem-se as harmonias do jazz, ritmo que vai embalar as noites do evento. Com uma programação cultural diferenciada, o Festival também dá oportunidade aos artistas da terra, manifestações culturais apresentam a raiz do município. A programação segue com eventos gratuitos.
Segundo Júlio Oliveira, Secretário de Turismo, o evento contará com uma novidade: a requintada gastronomia da cidade faz uma homenagem ao Jazz, trazendo nomes consagrados do ritmo na Bahia como Laurent Rivemales Trio, Beatles ´N´ Jazz e Vanessa Melo.
“Estaremos proporcionando uma programação especial de abertura unindo a boa gastronomia ao Jazz, um gênero musical que conquistou Itacaré. A nossa ideia é unir a cultura afro americana com os artistas locais, como: Ronara Criola, Zalela e Rômulo Mocotó”, explica o Secretário.
Programação Cultural
Além de estrutura de palco para as apresentações musicais, sempre após a Cozinha Show, artistas e músicos locais vão mostrar seu trabalho, como a MPB de Ronara Criola, o pop rock de Bruta Raça, Os Três da Bahia traz o seu forró estilizado.
A programação segue com eventos gratuitos. Manifestações culturais quilombolas ganham destaque, como a Bicho Caçador, Capoeira, Quadrilha Villa Madalena, Grupo Le Dum, Percussão Mirim com Instrumentos Reciclados, entre outros.
O francês Lautent Rivemales, dá início aos shows, na quinta-feira (13/07). Ele sobe ao palco, às 22h30 e apresenta clássicos do jazz. Na sexta-feira (14/07), o grupo Beatles ‘N’ Jazz, se apresenta às 22h30 e leva releituras de canções da consagrada banda Inglesa, The Beatles. Sucessos como Yellow Submarine e She Loves You ganharam versões surpreendentes na interpretação dos músicos.
Quem encerra a primeira semana do Festival é a cantora Vanessa Melo & Quarteto, no sábado (15/07). Dona de uma voz melódica, Vanessa leva no repertório música brasileira na levada de samba-jazz, passando por clássicos internacionais, sempre trazendo na raiz musical a base jazzística.
Feira do Agricultor
A feirinha com produtos da Agricultura Familiar será montada nos dias 13, 14 e 15 de julho, na Orla de Itacaré. Serão comercializados produtos como grãos e farináceos, arroz agulhinha polido, centeio em grão, soja grão granel, óleos, temperos, geleia, entre outros. A feirinha da agricultura familiar funcionará a partir das 14h.
Feira de Artesanato
Os artesãos locais vão expor produtos como acessórios, roupas com estilo datado, telas, quadros, luminárias, velas, cosméticos e perfumaria artesanal e local. Além disso, os restaurantes que participam do Festival também poderão participar das feiras, comercializando seus pratos, em porções pequenas a preços promocionais.
O Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, é uma realização da Prefeitura Municipal, com apoio do Governo do Estado, Bahiatursa, SEBRAE, SENAC, SDR/Car, Miolo, Todeschini, Faculdade Madre Thais, CDL Itacaré, Ertour, Fertour, Villa Ecoporan, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e o Sindicato de Hospedagem e Alimentação (Spha).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




