Governador Rui Costa parabeniza nadadora Mônica Veloso e reforça apoio

Governador Rui Costa e parabeniza paratleta Mônica Veloso.
Governador Rui Costa parabeniza paratleta Mônica Veloso.

A paratleta baiana de natação Mônica Veloso tem feito história nas mais disputadas piscinas do Brasil e do mundo. No Internationale Deuche Meisterchaften for Swimmer With na Impairmen (IDM Berlin 2017), realizado na Alemanha, entre os dias 6 e 9 de julho, a nadadora representou bem a Bahia com a conquista de quatro medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze. A competição reuniu os 600 melhores paratletas de 52 países.

Recebida pelo governador Rui Costa nesta quarta-feira (19/07/2017), na Governadoria, ela teve estendido o apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). “Sua história é uma lição de vida para muitas pessoas. Você representou de maneira fantástica a Bahia. Parabéns pela conquista. Vamos continuar te apoiando no esporte”, afirmou Rui para a paratleta.

Servidora pública estadual aposentada pela Secretaria da Educação, Mônica Veloso ingressou na natação aos 36 anos, para superar os danos provocados pela poliomielite. A doença comprometeu a mobilidade dos membros inferiores da nadadora e contribuiu para o ganho de peso, já superado.

“Perdi mais de 70 kg depois que comecei a nadar. A natação é muito importante para mim, pois representa liberdade. A última coisa que eu queria era ter uma vida medíocre. Hoje minhas medalhas me dão vontade de continuar evoluindo e servindo de exemplo para que as pessoas saibam que não existe limite para quem deseja crescer na vida”, destacou a paratleta.

Mônica Veloso trilha o caminho da superação todos os dias. No Brasil, ela representa o Esporte Clube Vitória e treina na piscina da Adelba, em Patamares. Hoje, aos 58 anos, coleciona grandes triunfos. Para a titular da Setre, Olívia Santana, a história da nadadora é uma conquista para a Bahia. “As vitórias de Mônica Veloso não são simples vitórias. Ela carrega a superação de quem tem disciplina. Ela é o exemplo de coisas boas que a sociedade tanto precisa. Uma baiana retada que mostra o nosso potencial”, ressaltou a secretária.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da PMSE: Campanha do São João 2026.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading