FUNCEB emite nota de pesar em memória de Ivana Chastinet

Ivana Chastinet (10 de fevereiro de 1963 – 8 de agosto de 2017) nasceu em Salvador, era graduada pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante a trajetória de vida atuou como atriz, diretora teatral, cenógrafa, iluminadora e produtora artística.
Ivana Chastinet (10 de fevereiro de 1963 – 8 de agosto de 2017) nasceu em Salvador, era graduada pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante a trajetória de vida atuou como atriz, diretora teatral, cenógrafa, iluminadora e produtora artística.

Em nota, emitida nesta terça-feira (08/08/2017), a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) manifesta pesar pelo falecimento de Ivana Chastinet, 54 anos, ocorrida na manhã desta terça-feira.

Confira teor da nota

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) manifesta pesar pelo falecimento de Ivana Chastinet, 54 anos, ocorrida na manhã desta terça-feira, 8 de agosto, apresenta condolências aos familiares e presta homenagem ao talento, competência e generosidade da atriz, performer, diretora teatral, cenógrafa, iluminadora e produtora artística, batalhador da cultura brasileira e de causas tão nobres. Ainda não foram divulgados horários de velório e de enterro.

Ivana Chastinet nasceu em 10 de fevereiro de 1963, em Salvador – BA. A atriz, performer, diretora teatral, cenógrafa, iluminadora e produtora artística se graduou pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia – Ufba, em 1997.

Estreou como atriz, no grupo teatral Jeca Faz de Conta, da extinta empresa Nitrofértil, na peça O Pastelão e a Torta – farsa medieval francesa de autor desconhecido, dirigida por Albertino Fernandes; em 1985, quando cursava Letras Vernáculas com Inglês na Ufba. Observou neste período a necessidade de desenvolver um trabalho de corpo que fundamentasse sua performance física, vocal e criativa, ou seja, que potencializasse seu corpo na composição artística e no seu cotidiano, o que estimulou seu ingresso na graduação da Escola de Teatro UFBA, no curso de Interpretação Teatral, em 1989.

Durante o curso de direção teatral, foi monitora da disciplina de cenografia e esteve como assistente de direção do professor e diretor teatral Ewald Hackler, das peças Horário de Visitas, de Felix Mitter, e A Mulher Sem Pecado, de Nelson Rodrigues, montagens da Cia de Teatro da UFBA. Sua montagem de formatura, Ato Único, peça de Gil Vicente Tavares, rendeu-lhe uma nota do jornalista Clodoaldo Lobo, no Jornal A Tarde.

Durante uma década desenvolveu e ministrou a oficina Recriando o Corpo, mesclando conhecimento anatômico e diferentes técnicas corporais e de criação. Deste processo dirigiu algumas montagens teatrais, como Deus Suburbano, texto de criação colaborativa, em 2001/2002, entre outras. Participou do filme G Constelação do Céu da Boca do Inferno, de Pola Ribeiro, em 2000; do espetáculo A Mulher Vestida de Sol, texto de Ariano Suassuna, dirigido por Nathan Marreiro, em 2007; do filme Casulo, de Angelo Flávio, em 2013; além de outras atuações.

Era membro do Coletivo da Vila, fazia parte do Movimento Nosso Bairro É 2 de Julho, nos quais desenvolvia atividades de produção cultural, de performer e de ativista sociocultural. Desde 2015 é aluna regular no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Ufba, e desenvolve a pesquisa do Processo de Criação do Obsceno em Cena, utilizando, também, dados autobiográficos.

A Fundação Cultural rende homenagens e “Viva Ivana Chastinet”!


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading