O Ciclo de Palestras da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) em prol da diversidade – “Pelo Respeito às Diferenças”, promove no dia 28 de setembro de 2017, a partir das 8h30 no Auditório III, localizado no quarto módulo do campus universitário, discussões com vista a ampliação do olhar para os povos tradicionais, tendo como exemplo os ciganos. Donos de uma cultura milenar, os ciganos chegaram ao Brasil por volta do meado do século XVI e desde então vêm sofrendo preconceito com os estigmas criados em torno deles. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas sua cultura continua viva mesmo sendo submetida às influências externas.
Organizado pela Coordenação de Políticas Afirmativas (CPAFIR) da Pró-Reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE/UEFS), o evento terá duas mesas redondas. A primeira vai discutir “Povos Ciganos: Direitos Humanos e Questões de Gênero”, tendo como mediadora a Coordenadora de Políticas Afirmativas da UEFS Carina Silva de Carvalho Oliveira, e expositoras(es) Dra. Maria Patrícia Lopes Goldfarb, Professora da área de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais da UFPB , pesquisadora e orientadora de trabalhos sobre os Estudos Ciganos e Dom José Edson Santana, Bispo Diocesano da cidade de Eunápolis, na Bahia e Presidente da Pastoral dos Nômades do Brasil.
A segunda mesa, com início programado para as 14h, no Anfiteatro, vai abordar “Identidades, Direitos e Desmistificação das Culturas Ciganas”, tendo como mediador Jucelho Dantas da Cruz cigano da etnia Calon, professor do Departamento de Biologia da UEFS; e terá como expositores Igor Shimura, pesquisador, Presidente da Associação de Apoio Integral aos Ciganos – ASAIC; e o Pastor Robelito Cardoso, cigano da etnia Calon, Pastor da Igreja Batista de Cruz das Almas – Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




