A notificação é fundamental à proteção da saúde do trabalhador, dizem especialistas durante encontro realizado em Feira de Santana

1º Encontro Macrorregional Centro Leste da Rede Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador, realizado em Feira de Santana.
1º Encontro Macrorregional Centro Leste da Rede Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador, realizado em Feira de Santana.

As notificações são indispensáveis para a articulação da rede de serviços do SUS em atenção à saúde do trabalhador, bem como para o planejamento de ações. Esse foi um ponto pacífico das discussões ocorridas no 1º Encontro Macrorregional Centro Leste da Rede Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador (Renast/Ba), iniciado na quarta-feira (30/08/2017), e encerrado ontem, 31, em Feira de Santana. O encontro, que aconteceu no em um hotel da cidade, reuniu representantes de 72 municípios baianos. A secretária municipal da Saúde, Denise Mascarenhas, marcou presença no evento.

“Temos assumido um compromisso com a saúde do trabalhador. Feira, apesar de ser a segunda maior região de saúde – a primeira é Salvador – tem alcançado bons resultados através de nossas ações, em virtude do trabalho de vigilância e das notificações”, disse a coordenadora do Centro de Referência Municipal em Saúde do Trabalhador, Verena Liberal. Neste município o Cerest foi implantado em 2004, sendo um dos primeiros do estado a desenvolver ações em saúde do trabalhador.

A diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador, Letícia Nobre, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), reforça quanto a importância das notificações, “para garantir uma melhor proteção à saúde do trabalhador”. Mostrou preocupação com o número de mortes por acidentes de trabalho, que segundo ela, é maior que por outras patologias. Metade delas está relacionada a situações de violência e ao trânsito. Já os acidentes que acontecem na construção civil representam 1/3 das mortes.

Segundo Letícia, há uma “grande invisibilidade” do trabalhador que adoece ou morre. Daí a necessidade, assinala, da reunião de representantes de dezenas de municípios baianos, para discutir o tema. Quanto ao perfil das doenças por acidentes de trabalho, ela diz que há ainda muitos casos identificados, através do SUS, de Ler – Lesões por Esforços Repetitivos. Outros, mas que não chegam a ser notificados, são por intoxicação provocada por agrotóxico, doenças pulmonares, por exposição a poeira, e as dermatoses da pele.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading