
Tempo bom para os pecuaristas e agricultores é quando as nuvens estão carregadas. Coincidentemente, neste domingo (03/09/2017), o dia foi chuvoso. Para muitos, foi a maneira da natureza dar boas-vindas à 42ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana, aberta oficialmente no final da tarde, com a participação de autoridades e expositores.
Neste ano comemora-se o 50º aniversário da primeira Exposição Agropecuária de Feira de Santana, que naquele ano aconteceu em fevereiro. Em oito anos, por motivos diversos, entre eles a seca, a mostra não foi realizada. Para celebrar a data uma placa foi fixada na parede da sede da Seagri no Parque e plantada uma muda de ipê.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho disse acreditar que mais uma vez a Expofeira será um sucesso, mesmo a região atravessando um período de seca e o país enfrentando uma crise na sua economia. “A movimentação inicial mostra que será muito boa para quem planeja vender e para quem deseja comprar”.
Salientou que apesar da situação adversa, a união de esforços consegui manter a Exposição Agropecuária não apenas viva, mas forte. “Vemos aqui o resultado dos esforços do poder público e da iniciativa privada”.
O presidente do Sindicato Rural de Feira de Santana, Joelmo Figueiredo, disse estar confiante de que grandes negócios serão fechados no parque – nas vendas diretas e durante os leilões. “Os esforços empenhados pela administração municipal foram importantes para que se chegassem a este resultado”.
Para o secretário de Agricultura, Joedilson Freitas, o agronegócio é a principal ferramenta, como os números vem demonstrando, para que o país saia da crise. “E a Expofeira está neste contexto ao apresentar opções de investimentos e viabilizar vendas para este setor”.
Estiveram presentes no Parque de Exposição João Martins da Silva o deputado estadual Carlos Geilson, secretários municipais e vereadores. A banda da Guarda Municipal tocou o Hino Nacional.
Prefeito José Ronaldo visita estandes e barracas no Parque de Exposição
O prefeito José Ronaldo de Carvalho visitou estandes, barracas e o Caminho da Roça, no início da noite deste domingo, 3. Conversou com comerciantes, expositores e visitantes do Parque João Martins da Silva.
Para o prefeito, o contato direto com os segmentos que participam da 42ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana é salutar. “É um importante canal aberto para este microcosmo. Ouvir é muito importante”.
Esteve nas barracas, onde os pequenos produtores familiares desenvolvem suas atividades – uma das mais presentes é o beiju recheado. E em um estande de máquinas e equipamentos abordou a situação atual do setor.
Foi ao Caminho da Roça, que concentra um grande número de pequenos agricultores, onde observou o que está sendo vendido, conversou com vendedores de mudas de plantas e assistiu à apresentação de um grupo de sanfoneiros tradicionais, conhecido como pé-de-serra.
José Ronaldo estava acompanhado por secretários municipais, entre eles o de Agricultura, Joedilson Freitas, e de vereadores.
Público enfrentou chuva e frio para dançar até a madrugada
A chuva fina acompanhada por um vento frio não conseguiu afastar o público do palco do Parque de Exposições João Martins da Silva. O calor emanado por milhares de corpos foi maior do que o revés climático. Resultado: uma das primeiras noites de festa da Expofeira mais participativas dos últimos anos.
E o público não arredou o pé do palco geminado, pensado para que não haja problema de descontinuidade nas apresentações. A noite foi aberta com o som do paulista Luis Rossi, que interpretou inesquecíveis sucessos do falecido cantor pernambucano Reginaldo Rossi. Pela resposta do público, ele agradou muito.
A Bahia Bend mostrou versatilidade no palco, levando a multidão a dançar e enfrentar a chuva fina e fria que caía intermitentemente. A presença no palco dos Clones do Brasil aumentou a temperatura em toda área de shows do Parque de Exposição. As músicas cantadas Zezé Júnior, Cayo Lima e Dudu Santana não deixaram ninguém parado.
A atração mais esperada da noite, Silvanno Sales, entrou no palco por volta da meia noite. E nos mais de 90 minutos seguintes emocionou a plateia com o arrocha que o levou às paradas nacionais. “Depois de algum tempo volto à Expofeira, que continua sendo uma grande festa”, disse o cantor, que lançou o seu 21º CD na Expofeira. “Estou feliz por estar aqui”.
A noite de festa foi encerrada pela banda Caracu com Ovo. Nesta terça-feira, 5, se apresentarão Adriano Reis, Mazinho Venturini, Filomena Bagaceira, Naldinho e Leo Rios e Sandro de Castro.









