Conselho de Comunicação do Congresso Nacional é empossado

Conselho de Comunicação do Congresso Nacional é empossado.
Conselho de Comunicação do Congresso Nacional é empossado.

Tomou posse nesta quarta-feira (08/11/2017) , o quinto Conselho de Comunicação do Congresso (CCS). O ato de posse ocorreu no Salão Nobre do Senado Federal. As atribuições do Conselho são: Realização de estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações que forem encaminhadas pelo Congresso Nacional a respeito do tema da comunicação social no Brasil.

O deputado federal, Márcio Marinho (PRB-BA) compareceu ao evento na condição de Secretário de Comunicação da Câmara dos deputados e representando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O republicano discursou e abordou o espírito democrático brasileiro. “O Conselho que ora é empossado, é um instrumento para a afirmação da democracia”, afirmou.

O deputado relembrou que a liberdade pressupõe críticas sobre fatos e também sob forma de opiniões, ao dizer que a carreira pública se beneficia da notoriedade, deve-se também aceitar o ônus de uma vida exposta e sujeita a comentários.

“Nós, que atuamos como representantes do povo brasileiro, devemos receber as críticas como um meio para o aperfeiçoamento do ordenamento e também para orientar a nossa atuação parlamentar”, destacou Marinho.

Dentre os empossados encontra-se o jornalista Domingos Meirelles, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Estrutura do Conselho de Comunicação do Congresso Nacional (CCS)

Previsto na Constituição, o CCS é órgão auxiliar do Congresso. Ele tem como função realizar estudos, pareceres e outras solicitações encaminhadas pelos parlamentares sobre liberdade de expressão, monopólio e oligopólio dos meios de comunicação e sobre a programação das emissoras de rádio e TV.

O CCS formado é formado por três representantes de empresas de rádio, televisão e imprensa escrita; um engenheiro especialista na área de comunicação social; quatro representantes de categorias profissionais e cinco representantes da sociedade civil. O mandato dos antigos conselheiros acabou no dia 15 de junho.

Ele foi instituído pela Constituição de 1988, o Conselho foi regulamentado em 1991 e é composto por membros da sociedade civil, representantes das empresas de rádio, televisão, imprensa escrita, engenheiros com notório conhecimento na área de comunicação social e representantes das categorias profissionais dos jornalistas, radialistas, artistas e profissionais de cinema e vídeo.  Os membros do Conselho de Comunicação Social são eleitos em sessão conjunta do Congresso Nacional dentre nomes indicados por entidades representativas dos setores da comunicação social e cumprem mandatos até dois anos.

Sempre que um Senador ou Deputado Federal quiser, pode enviar um projeto de lei para que o Conselho de Comunicação Social dê um parecer com a opinião dos conselheiros sobre o tema em questão.

O Conselho de Comunicação Social foi criado pela Lei 8.389, de 1991, e possui Regimento Interno próprio, aprovado pelo Ato da Mesa do Senado Federal nº 1, de 2013.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading