Governança inovadora é tema do Dia Mundial das Cidades

Governança inovadora é tema deste Dia Mundial das Cidades.
Governança inovadora é tema deste Dia Mundial das Cidades.

As Nações Unidas celebram nesta terça-feira o Dia Mundial das Cidades. A data foi criada pela Assembleia Geral e comemorada, pela primeira vez, em 2014.

O tema geral do dia é “cidade melhor, vida melhor”, mas a cada ano um subtema é escolhido para promover os sucessos da urbanização ou abordar desafios específicos resultantes dela.

Governança

Neste ano, a ONU escolheu como tema “governança inovadora, cidades abertas”. O objetivo é “destacar o papel importante da urbanização como uma fonte de desenvolvimento global e inclusão social”.

Do Rio de Janeiro, a oficial nacional do Programa da ONU para Assentamentos Humanos, ONU-Habitat, no Brasil, Rayne Moraes, contou para a ONU News como serão as comemorações do Dia Mundial das Cidades do Brasil.

“Esse dia é um dia de extrema importância para o ONU Habitat, que é a agência do sistema das Nações Unidas que trabalha diretamente com o tema da urbanização, com todos os temas relacionados à vida nas cidades, à vida urbana (…) Esse ano a gente comemora aqui no Brasil com uma atividade, uma tarde urbana, uma tarde de debate de discussão sobre o tema da governança inovadora e cidades abertas numa parceria com a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e com o município de Niterói”.

Nova Agenda Urbana

Em 2016, na Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, conhecida como Habitat III, em Quito, no Equador, foi adotada a chamada Nova Agenda Urbana.

Segundo Moraes, a iniciativa também será tema do evento do Dia Mundial das Cidades nesta terça-feira.

“Essa tarde urbana focando em debates sobre a implementação na Nova Agenda Urbana na América Latina, como anda o plano regional, inclusive esse mês de outubro a Nova Agenda Urbana cumpre um mês de existência após a Habitat III. A gente também vai falar sobre o tema da transparência, da prestação de contas, de projetos e iniciativas liderados pelas prefeituras no tema da governança, da participação cidadã no planejamento urbano e a gente finaliza com o tema metropolitano, ou seja, olhando a cidade além da sua fronteira”.

As cidades também estão presentes na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. O Objetivo 11 é “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

Há um ano, no encerramento da Habitat III, o chefe do ONU-Habitat, Joan Clos, afirmou que o evento marcou o início da “jornada para o desenvolvimento urbano sustentável”.

O objetivo do Dia Mundial das Cidades é promover o interesse da comunidade internacional na urbanização global, impulsionar cooperação entre países para aproveitar oportunidades e abordar desafios da urbanização e contribuir para um desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo.

*Com informações da Radio ONU.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading