Minicurso sobre Cânticos e Comunicação Musical na Liturgia Orixá ocorre no Palacete das Artes, em Salvador

Cartaz anuncia minicurso sobre 'Cânticos e Comunicação Musical na Liturgia Orixá'.
Cartaz anuncia minicurso sobre ‘Cânticos e Comunicação Musical na Liturgia Orixá’.

‘Cânticos e Comunicação Musical na Liturgia Orixá’ é o tema de minicurso que acontece nos meses de novembro e dezembro, no Palacete das Artes. Ministrado pelo professor Adelson Brito (especialista na língua yorubá) a proposta tem como objetivo demonstrar a existência de uma estrutura formal de culto religioso embasada em uma cosmogonia Afro-ocidental a configurar o circuito litúrgico intrínseco a prática do Candomblé Quêto-Nagô.

De acordo com o especialista, a realidade caracterizada pela aparente prática corporal, meramente atávica ou “onomatopaica” e “folclórica” não corresponde à verdade do Candomblé Quêto-Nagô. Isto por ser uma interpretação equivocada, alimentada por preconceitos ao longo de uma história construída com base em uma agenda oficial, que esconde a participação do legado cultural dos povos africanos na construção da nação brasileira. “Vamos demonstrar que o que cantamos e rezamos em língua Iorubá, tem um texto e acontece em um contexto racional dotado de uma semântica e uma conjuntura léxico-gramatical própria”.

Ainda conforme explicação do professor, a diferença fundamental entre as línguas africanas e as línguas europeias é que as primeiras se desenvolvem como formas de comunicação entre os sagrados humanos e os sagrados divinizados, enquanto as últimas são propostas de comunicações objetivamente cartesianas.

O minicurso será desenvolvido em 6 (seis) encontros/aulas divididos em módulos de 4 (quatro) horas de duração, com um total de 24 (vinte e quatro) horas. Como objetivos específicos estão: i) Apresentar os textos litúrgicos que acompanham a musicalidade regular do dia-a-dia em língua Iorubá na diáspora africana; ii) Cantar os textos musicais selecionados (cânticos) visando o aprendizado das palavras de modo a serem reconhecidas como partes de um conjunto inteligível do universo litúrgico Iorubá-Nagô; iii) Apresentar alguns cânticos atualizados em língua Yorùbá contemporânea e estudo de algumas das “Àdúrà” que compõem a tradição Iorubá comum aos povos de lá e de cá do Atlântico.

O Palacete das Artes é um órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Funciona de terça a sexta, das 13 às 19 horas, e sábados, domingos e feriados, das 14 às 18 horas.

Programação

11/11 – Cânticos para Exú, Ogun, comunicação e progresso

18/11 – Oxóssi, Lògún, provisão e sociedade

25/11 – Obaluaye, Ossaim: cânticos à terra, à folha e à cura

02/12 – Oxumarê, Nanã, o céu da chuva e a lama ancestral

09/12 – Oxum, Obá: a água da vida, e a arqueira de Oyó

16/12 – Yewa, Oyá, Xangô e Orixalá


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading