ONGs lançam ata sobre controle de mídia no Brasil

Grupos de comunicação dominam a mídia do Brasil: Globo, RBS, Record, Band e Folha.
Grupos de comunicação dominam a mídia do Brasil: Globo, RBS, Record, Band e Folha.

Poder, no Brasil, significa negócios familiares, tanto historicamente como hoje. Assim como os ruralistas, antes chamados de latifundiários, os proprietários dos meios de comunicação possuem um vasto território nas ondas das TVs e das rádios, combinando interesses econômicos e políticos com o controle rigoroso da opinião pública. Nem a tecnologia digital e o crescimento da internet nem esforços regulatórios ocasionais limitaram a formação desses oligopólios.

Uma pesquisa conjunta da ONG brasileira Intervozes e da Repórteres Sem Fronteiras (RSF) mostra quem são os principais atores da mídia brasileira. O “Media Ownership Monitor”disponibiliza esses dados ao público em um site, disponível em português e inglês, em http://www.quemcontrolaamidia.org.br, lançado hoje em São Paulo.

O Monitoramento da Propriedade da Mídia (Media Ownership Monitor/MOM) oferece uma imagem detalhada de quem são os proprietários da mídia no Brasil e de sua atuação em outros setores da economia. A pesquisa expõe o nível de concentração da propriedade dos meios de comunicação e mostra que o marco legal brasileiro é insuficiente para impedir que poucos grupos dominem o mercado. Também mostra a concentração dos centros de poder da mídia nas regiões Sul e Sudeste do país. A sede de três em cada quatro desses grupos fica na maior cidade do país, São Paulo.

“O MOM associa os nomes dos proprietários aos seus veículos de mídia, grupos econômicos e empresas em outros setores, sistematiza essas informações e as tornaacessíveis ao público em geral”, afirma André Pasti, coordenador da pesquisa pelo Intervozes. A investigação, realizada pela equipe do Intervozes durante quatro meses, abrange os 50 veículos de comunicação com maior audiência no Brasil e os 26 grupos econômicos que os controlam.

*Com informações da ABI.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público, escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como uma de suas fontes preferidas no Google. Clique aqui, selecione o JGB e acompanhe as notícias com mais destaque em suas buscas e recomendações.


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo