
O cantor e compositor Roberto Mendes e o grupo cultural Acarbo abrirão neste sábado (04/11/2017), às 14 horas, o projeto cultural ‘Chulas na Feira’, no mercado municipal de Santo Amaro. A proposta é compartilhar e preservar a manifestação cultural que originou o samba na Bahia e no Brasil – As Chulas do Recôncavo; despertando no povo o sentimento de pertencimento desse patrimônio cultural e a continuidade da história para as gerações futuras. Até janeiro, diversos espaços culturais do município irão abrigar atividades como apresentações musicais, exposições, seminários, exibição de vídeos e realização de oficinas.
Ao comemorar 65 anos de idade e 40 anos de pesquisa da Chula, Roberto Mendes reforça a importância do projeto. “Primeiro, é preciso registrar o total apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Cultura e a sensibilidade do diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, João Carlos Oliveira, em abraçar esta iniciativa. Temos o dever de valorizar o nosso patrimônio e com o apoio do IPAC daremos oportunidade de conhecimento da diversidade cultural, além de preservar essa manifestação para as gerações futuras através da oralidade”, destaca.
Durante o show, as manifestações culturais de Santo Amaro, como samba de roda, puxada de rede, maculelê, serão apresentadas ao público pelo grupo Acarbo (Associação de Capoeira Berimbau de Ouro). “Essa iniciativa é de extrema relevância para que todos possam conhecer as manifestações e entender o que representa cada uma delas. É preciso dar o devido valor a nossa cultura para salvaguardar essa tradição mais tarde”, pontua o contramestre de Capoeira do grupo, Cristiano Freitas.
‘Chulas na Feira’ é fruto de um termo de cooperação técnica assinado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e a Ong Roda Baiana. “O apoio da SecultBa a esse projeto em Santo Amaro permite extensa programação durante 90 dias justamente na temporada de verão, criando mais um calendário para a cidade, atraindo ainda populações de municípios vizinhos e turistas, com atividades de alta qualidade e implementando a economia local”, finaliza o diretor João Carlos Oliveira.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




