
“Fico muito feliz que minha filha esteja participando desta fanfarra. Este programa está trazendo de volta algo que a gente não pode perder nunca”. A fala partiu de Maria Gonçalves, mãe de Ana Clara Gonçalves, estudante da Escola Municipal José Tavares Carneiro, durante a apresentação das fanfarras das escolas municipais na manhã desta sexta-feira (22/12/2017), no Estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana.
Como parte do Música na Escola, programa da Secretaria de Educação que oferece aulas de música aos estudantes das escolas municipais, o Música em Ação é uma iniciativa que proporciona a criação de bandas típicas de fanfarras nos distritos de Feira de Santana, como em Maria Quitéria, Bonfim de Feira e Humildes. “O nosso objetivo é resgatar essa tradição que segue encantando diversas gerações”, explica a secretária de educação, Jayana Ribeiro.
Resgate da arte das fanfarras
Para Gilson Reis, presidente da Fanfarra Amor Por Bonfim, é importante o resgate da arte das fanfarras. “Atuo com fanfarras há mais de 20 anos e sempre encontro ex-alunos que hoje são pais e mães e incentivam seus filhos a participarem. É importante não deixar essa tradição se perder. Fanfarra é arte, além de trabalhar com disciplina e auxiliar no desenvolvimento dos estudantes”, afirma.
A participação das escolas municipais na programação do Natal Encantado 2017 foi encerrada na manhã desta sexta-feira, 22, com a apresentação da Fanfarra Amor Por Bonfim, Fanfarra Municipal de Maria Quitéria e Fanfarra de Humildes.
Foram seis dias de performances no Mercado de Arte Popular, no estacionamento da Prefeitura e nas sacadas do Paço Municipal Maria Quitéria. Os alunos levaram corais, apresentações com instrumentos e uma apresentação da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil Princesa do Sertão para alegrar as festas de final de ano do público feirense.
Maria Gonçalves, mãe de Ana Clara, destaca a importância da tradição. “Eu participava de uma fanfarra quando era mais nova e fiquei muito triste de perceber que a tradição estava se perdendo. Quando surgiu o Programa Música na Escola com a proposta de montar uma fanfarra, eu incentivei minha filha a participar. É lindo de ver. Eu tocava bumbo e hoje a Ana toca caixa”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




