Cerca de 300 pessoas do Brasil e do exterior participam, nestas quarta e quinta-feira 6 e 7 de dezembro de 2017, do Seminário Internacional de Leitura e Produção no Ensino Superior (Slepes), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). As atividades, desenvolvidas no Anfiteatro (Módulo 2 do Campus), foram abertas nesta quarta-feira com a conferência ‘Pesquisar, Ler, Escrever: movimentos constitutivos do sujeito e do conhecimento’, proferida pela professora doutora Marinalva Vieira Barbosa, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG.
A produção do ensino superior, conforme afirmou a conferencista, dentre os diversos aspectos, deve estar voltada para a resistência em defesa das instituições, da comunidade, da população. Marinalva Barbosa citou práticas realizadas no mundo atual que têm tirado a visibilidade de um sujeito cotidiano com capacidade de resistência e com liberdade de criação e a produção da universidade tem o compromisso de fazer este resgate.
Presente no evento, o reitor da Uefs, Evandro do Nascimento Silva, fez referência à importância de eventos nas instituições de ensino superior que abordam leitura e a escrita. Ele citou que a produção do conhecimento dobra a cada cinco anos e que, em 2030, conforme previsões, irá dobrar a cada sete dias em função dos avanços tecnológicos, o que exige foco na qualidade mais do que na quantidade.
O Seminário é voltado para a leitura e escrita no ensino superior, numa iniciativa da Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras, criada em 1999. Não está restrito a profissionais da área de Letras, mas se enquadra como evento interdisciplinar e internacional.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




