IAs de Microsoft e Alibaba vencem humanos em teste de compreensão de texto

Inteligência Artificial (IA).
O placar humano máximo em termos de respostas exatas era de 82.304 pontos, mas ele foi superado duas vezes em menos de 24 horas — primeiro pela gigante chinesa Alibaba(82.44) e depois pela Microsoft (82.65).

Depois que uma inteligência artificial ganhou de lavada do campeão mundial do jogo chinês de tabuleiro Go (sem contar o clássico embate entre o IBM Deep Blue e o enxadrista Gary Kasparov, décadas antes), parece que as máquinas estão cada vez mais competitivas em modalidades antes dominadas pelos humanos.

A novidade da vez é a quebra dupla de um recorde em um teste de interpretação de texto bastante renomado da Universidade de Stanford, o Stanford Question Answering Dataset (SQuAD). O placar humano máximo em termos de respostas exatas era de 82.304 pontos, mas ele foi superado duas vezes em menos de 24 horas — primeiro pela gigante chinesa Alibaba(82.44) e depois pela Microsoft (82.65).

O SQuAD é um teste colossal com banco de dados de mais de 100 mil perguntas baseadas em mais de 500 artigos da Wikipédia e envolve leitura, compreensão, interpretação e capacidade de explicar o texto para responder os questionamentos. Sentenças como “O que causa a chuva?” ou “Qual banda tocou no intervalo do SuperBowl do ano passado?” estão no pacote. Ele é um dos mais renomados da área e atrai pesquisadores de todo o setor de IA, que colocam seus sistemas de aprendizado automático à prova.

O sistema da Alibaba utiliza uma interpretação por hierarquia das informações, analisando parágrafos, frases e palavras nessa ordem em busca da resposta.

Segundo a empresa chinesa, ela foi a primeira na corrida e deve usar a tecnologia baseada em redes neurais em seus serviços, inclusive como guia de museu, triagem de diagnóstico médico inicial e atendimento ao consumidor — a marca é a dona do Aliexpress, por exemplo. Outras chinesas, como Tencent e Baidu, também estão pesquisando inteligências artificiais.

Muita calma nessa hora

Os avanços de Alibaba e Microsoft são muito importantes, mas isso não significa tanto quanto parece. Apesar de conseguirem ler textos e achar as respostas, a ação das IAs não passa disso. Elas não conseguem (ainda) fazer a ligação entre por que a resposta é aquela, apenas que as informações estão ligadas entre si.

*Com informações da TecMundo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading