Servidores de Candeias anunciam greve

Servidores de Candeias anunciam greve.
Servidores de Candeias anunciam greve.

Na sexta-feira (16/02/2018), o Sindicato dos Servidores do Município de Candeias (SISEMC) realizou a 4ª Assembleia Extraordinária, na Praça Dr. Francisco Gualberto Dantas Fontes. A pauta foi a deflagração da greve por conta da inércia do Poder Público Municipal nas negociações da campanha salarial 2018.

De acordo com o presidente do SISEMC, Juscelino Santos, “o Poder Público não quis negociar. O prefeito não compareceu a nenhuma das reuniões agendadas e apenas enviou representantes que só podiam nos ouvir, mas não decidiam nada. Virou apenas uma mesa na qual falávamos a nossa pauta e os representantes ouviam. Não houve negociações e nem apresentações de contrapropostas”.

Por conta dessa atitude da administração pública, a assembleia geral decidiu pela greve a partir do próximo dia 21 (quarta), porém, na terça (20), o SISEMC se reúne com representantes da Prefeitura e na quarta, às 8 horas, haverá nova assembleia. Já na próxima segunda (19) o SISEMC aderirá à paralisação nacional proposta por centrais sindicais contra a Reforma da Previdência.

Quem prestigiou a 4ª Assembleia Extraordinária foi o vereador de Salvador Silvio Humberto (PSB), que discursou sobre a falta de diálogo da Prefeitura com os trabalhadores. “À medida que o trabalhador não é valorizado, não se chega a um bom serviço. Não há problema em dialogar. Mesmo com uma pauta extensa, através do diálogo se chega à compreensão do outro e a mobilização que vejo aqui hoje fica claro que os trabalhadores não vão aceitar esse tipo de atitude”, disse o edil soteropolitano. Para Silvio, a visão de uma boa gestão precisa ter participação direta da administração com os trabalhadores: “Isso é do interesse do município. A administração sempre passa e os servidores ficam. O bem maior são as pessoas. Deveriam criar condições de crescimento do potencial das pessoas. Se isso não é feito, não haverá uma boa gestão”, salientou.

Reforma da Previdência

Durante a 4ª Assembleia Extraordinária do SISEMC, houve espaço para explicações sobre a Reforma da Previdência, com Hamilton Assis, dirigente das Centrais Sindicais Populares (CSP – Conlutas). Ele falou sobre a Desvinculação das Receitas da União (DRU) que, na prática, permite que o governo aplique os recursos destinados a áreas como educação, saúde e previdência social em qualquer despesa considerada prioritária e na formação de superávit primário.

Isso significa que os recursos são desviados para, inclusive, pagar a dívida pública. Ou seja, transferir recursos públicos para o setor bancário privado. “Não contentes com isso, eles não pagam a previdência. Os patrões devem mais de R$ 480 bilhões à Previdência. Se recolhêssemos as dívidas dos maiores devedores, sobraria recursos”, disse Hamilton.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading