Produção industrial da Bahia cresce 0,9% de dezembro de 2017 para janeiro de 2018

Indústria de Beneficiamento de Frutas, situada em Poço das Pedras, povoado de Manoel Vitorino.
Em janeiro de 2018, a produção industrial da Bahia, descontados os efeitos sazonais, teve crescimento de 0,9%.

Em janeiro, a produção industrial da Bahia, descontados os efeitos sazonais, teve crescimento de 0,9% frente o mês anterior, após ter recuar 1,7% de novembro para dezembro de 2017.

Embora tenha tido o menor crescimento entre os estados, a Bahia foi na contramão dos resultados majoritariamente negativos nessa comparação: no país como um todo, de dezembro/17 para janeiro/18, a produção industrial caiu 2,4%, com recuos em 8 das 14 regiões pesquisadas. Nesse confronto, a indústria cresceu mais no Pará (7,3%) e no Amazonas (7,1%) e teve suas maiores quedas no Rio Grande do Sul (-3,5%) e no Paraná (-4,5%).

Frente a janeiro de 2017, a produção industrial baiana também voltou a ter resultado positivo (5,6%), depois da queda de dezembro (-2,1%).

Nesse confronto, o desempenho da indústria no estado foi bem próximo do país como um todo (+5,7%) e acompanhou os resultados positivos verificados em 11 das 15 regiões pesquisadas pelo IBGE, com destaque para Amazonas (32,7%) e Pará (14,1%).

Assim, no acumulado nos 12 meses encerrados em janeiro, a produção industrial baiana não apresentou variação (0,0%), mantendo a trajetória de crescimento e com o melhor resultado, para esse indicador, desde junho de 2017 (quando o acumulado em 12 meses havia ficado em -8,3%).

Veículos (+39,6%) e metalurgia (+18,2%) puxam produção industrial baiana em janeiro

Em janeiro de 2018, o crescimento de 5,6% na produção industrial da Bahia foi resultado do desempenho positivo de 7 das 12 atividades pesquisadas no estado.

Os principais impactos positivos vieram do setor de veículos automotores, reboques e carrocerias (39,6%) – puxado pela fabricação de automóveis – e da metalurgia (18,2%).

A fabricação de veículos vem influenciando positivamente o desempenho da indústria baiana, com fortes crescimentos seguidos, desde julho de 2017; e acumula, nos 12 meses encerrados em janeiro, aumento de 38,3%, 3º maior crescimento entre as 9 regiões em que a atividade é investigada.

Já a metalurgia voltou a apresentar, em janeiro/18, incremento de produção após três resultado negativos consecutivos, no último trimestre de 2017.

Também destacaram-se, em janeiro, na Bahia, os crescimentos na produção de alimentos (12,3%) e nas indústrias extrativas (10,2%).

Em sentido contrário, as contribuições negativas mais importantes sobre o total global, no mês, vieram dos setores de outros produtos químicos (-2,4%); produtos de minerais não metálicos (-14,5%); e artefatos de couro, artigos de viagem e calçados (-9,3%).

O setor de derivados de petróleo, de maior peso na estrutura da indústria baiana, teve em janeiro de 2018 uma variação negativa de 0,6%, apresentado forte redução no ritmo de recuo em relação aos resultados do último trimestre de 2017 – o que também contribuiu para o desempenho positivo da indústria baiana frente a janeiro de 2017.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading