
Racismo, machismo, LGBTfobia e assédio serão amplamente discutidos nos dias 8 e 9 de março de 2018 na Uesb, campus Vitória da Conquista. A iniciativa é da Adusb por meio do Seminário ‘Gênero, Raça e Classe’. O evento acontecerá no auditório do Módulo IV e contará com a presença de diversos pesquisadores e militantes do combate às opressões.
O seminário pretende aprofundar o entendimento das opressões como estruturais ao sistema capitalista e apontar perspectivas de enfrentamento dessas violências. É também uma ação de continuidade à iniciativa das rodas de conversa contra o assédio, realizadas em 2017, pelo Grupo de Trabalho de Política de Classe Para Questões Etnicorraciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) da Adusb nos três campi da Uesb.
Mídia e (de)formação da consciência de gênero, raça e classe
O curso ‘Mídia e (de)formação da consciência de gênero, raça e classe’, ministrado pela professora Qelli Rocha, acontecerá no primeiro dia do evento às 18 horas. Por ter vagas limitadas, os interessados as inscrições encerraram no dia 4 de março.
O curso objetiva compreender como as relações de gênero relações de raça e sexualidade são caracterizadas pela mídia. Entende-se que a mídia, principalmente a televisiva, desperta questionamento em vários segmentos da sociedade; pelo apelo sexual, expresso, principalmente, pelo uso da figura feminina, em que de um lado reforça a ideia de autonomia e liberdade e de outro, contraditoriamente, propaga-se a violência e dominação/exploração feminina.
O 8 de março
Sandra Ramos, representante do GTPCEGDS da Adusb, avalia a importância do seminário iniciar em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, pois marca a ação do sindicato no fortalecimento da luta pela emancipação das mulheres. Enfatiza ainda que o seminário pautará “a luta contra a PEC 181, principalmente em torno da discussão da legalização do aborto, da ineficácia das políticas públicas de saúde e dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres” e finaliza que um dos objetivos do seminário será “buscar ações para dirimir as opressões sofridas pelas mulheres”.
Programação completa
8 de março (quinta-feira)
8 horas – Credenciamento
8:30 horas – Mesa de abertura
9 horas – Momento Cultural
9:30 horas – Mesa 1: Mulheres, Raça e Emancipação numa sociedade de classes Membros: Qelli Rocha (UFMT/Adufmat-MT); Núbia Regina (UESB)
14 horas – Mesa 2: Gênero e diversidade sexual: da opressão à libertação Membros: Amanda Palha (coletivo LGBT comunista/ discente UFPE), João Diógenes (UESB)
17 horas – Momento cultural
18 horas – Curso: Mídia e a (de)formação da consciência de gênero, raça e classe Ministrante: Qelli Rocha (UFMT)
9 de março (sexta-feira)
8:30 horas – Momento cultural
9 horas – Mesa 3: Povos indígenas: Resistencia e luta frente às políticas de expansão de mercado Membros: Sandra Buenafuente (UFRR/Sesduf-RR); Nádia Akauã Tupinambá (Liderança indígena Tupinambá), José Valdir (UESB)
14 horas – Mesa 4: Ser negro e negra numa sociedade escravocrata: Uma história de luta Membros: Emanuelle Freitas Goes (UFBA)/ blog população negra e saúde); Jhonatas Monteiro (militante de movimentos sociais, professor de rede estadual de ensino)
17 horas – Plenária final
18 horas – Momento cultural e encerramento
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




