Conscientização do autismo é discutida em sessão especial na Câmara Municipal de Feira de Santana

Sessão especial sobre conscientização do autismo é realizada na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Sessão especial sobre conscientização do autismo é realizada na Câmara Municipal de Feira de Santana.

Com o objetivo de discutir a conscientização do autismo, a Câmara Municipal de Feira de Santana promoveu, nesta quinta-feira (05/04/2018), sessão especial atendendo Requerimento nº 75/2018, de autoria do Vereador Cadmiel Mascarenhas Pereira (PSV). O evento reuniu autoridades, familiares, educadores, profissionais de saúde, imprensa e representantes da sociedade civil.

A sessão foi presidida pela vereadora Gerusa Sampaio (DEM), que compôs a mesa de honra ao lado da secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas; Carlos Leão, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e vice-presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, representando o secretário municipal Ildes Ferreira; Leilane Lacerda Anunciação, apoiadora institucional da Gestão de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde; e Cintia Souza, presidente e idealizadora do Projeto Família Azul.

Ao saudar os presentes, o vereador Roberto Tourinho (PV) parabenizou o colega proponente da sessão, pontuou os avanços conquistados e destacou a necessidade de ampliação do debate e de implementação de política públicas de apoio e assistência aos autistas e seus familiares.

“A Câmara demonstra sensibilidade com um problema que vem crescendo e nós precisamos trabalhar no sentido de promover a inserção destas pessoas portadoras de deficiência no convívio social. O Município tem trabalhado para que essa inclusão aconteça. Conheço de perto essa luta, tenho acompanhado os avanços, hoje já é mais fácil identificar o transtorno do espectro autista e é nossa obrigação lutar por políticas públicas de ações afirmativas”, afirmou.

De acordo com Cintia Souza, presidente e idealizadora do Projeto Família Azul, ressaltou que Feira de Santana foi a primeira cidade da Bahia a ter um Censo voltado para identificação dos habitantes autistas, tendo hoje mais de 730 autistas identificados. Para ela, o município vive uma nova realidade com a atuação conjunta do poder público, instituições de amparo e familiares de autistas.

“O autismo é desafiador. Estamos aqui porque acreditamos no trabalho que desenvolvemos. Feira de Santana hoje é referência no Estado da Bahia com relação ao autismo e suas ações que são desenvolvidas. O autismo é um transtorno neurocomportamental e nosso papel é fazer com que nossos filhos sejam inseridos na realidade, sem que precisem ser modificados”, destacou, Cintia Souza.

A apoiadora institucional da Gestão de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Leilane Lacerda Anunciação, discursou sobre a intensificação das ações desenvolvidas pelo Município a partir da chegada da Família Azul, no ano de 2017. Leilane afirmou a necessidade do diagnóstico precoce para melhor eficiência do tratamento do autismo.  “Tivemos maior aproximação das secretarias a fim de melhorar a qualidade de vida dessas famílias, com um olhar mais cuidadoso para a questão do autismo. O nosso ponta pé inicial foi fazer o levantamento quantitativo de pessoas com transtorno do espectro do autismo para, a partir daí, desenvolver nossas ações. Temos muitos avanços, mas ainda precisamos avançar muito mais”, concluiu.

Representando o prefeito municipal José Ronaldo de Carvalho, a secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, parabenizou o Legislativo feirense pela defesa da causa, ao Governo Municipal pelas ações e à Família Azul pela atuação em prol dos autistas e seus familiares.

“Fazemos as ações clínicas, mas esse olhar diferenciado de que os seres humanos autistas precisam ser respeitados teve início com a Família Azul. Não fazemos saúde pública sozinhos. Lidamos que o maior bem, que é a vida. O prefeito José Ronaldo foi o primeiro gestor municipal da Bahia a vestir a camisa dessa causa e engajar o Município sem medir esforços na assistência aos autistas. Não desistam da luta, por mais difícil que pareça ser. Precisamos caminhar juntos e fazer a diferença”, disse.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading