Feira de Santana: trabalhador acidentado em horário de almoço é orientado a procurar o CEREST

Ação desenvolvida pelo Cerest em alusão ao Dia da Segurança e Saúde do Trabalhador na USF do Bairro Feira IX, em Feira de Santana.
Ação desenvolvida pelo Cerest em alusão ao Dia da Segurança e Saúde do Trabalhador na USF do Bairro Feira IX, em Feira de Santana.

Um trabalhador que sofreu acidente durante o horário de almoço pode ter direitos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A dúvida foi levantada pela dona de casa Renilda Ribeiro, uma das participantes da ação desenvolvida nesta sexta-feira (27/04/2018), pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em alusão ao Dia da Segurança e Saúde do Trabalhador.

A atividade aconteceu na unidade de Saúde da Família do Bairro Feira IX, em Feira de Santana. Na oportunidade, Renilda relatou o caso do trabalhador que teria sido atingido por uma árvore, durante o horário de almoço. A advogada do Cerest, Sheila Araújo, orientou que o acidentado procure o centro.

“É necessário que façamos primeiro uma avaliação, onde será averiguado se a situação se enquadra como acidente de trabalho, precisamos de mais informações. Portanto o trabalhador deve comparecer ao Centro”, afirmou.

Não notificação de acidentes dificulta trabalho do órgão

A enfermeira do Cerest, Daiane Lopes, explicou que casos semelhantes ao relatado pela moradora acontecem com frequência, quando alguns trabalhadores não notificam o órgão sobre acidentes ocorridos no trabalho, o que dificulta a ação do Cerest.

“É importante que a pessoa procure saber de seus direitos e nos acione, pois vamos averiguar se o acidente tem nexo com o trabalho, se confirmado, através de nossa avaliação, o trabalhador poderá dar entrada no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou numa ação judicial contra a empresa”, informa.

Cerest atende trabalhadores formais e informais

São assistidos pelo Cerest trabalhadores formais e informais que possuem alguma doença ocupacional ou sofreram acidente de trabalho. Para acionar o serviço, o trabalhador deve realizar agendamento e em seguida comparecer com a documentação solicitada pelo centro. “O relatório médico é um dos documentos importantes para avaliação”, ressalta a advogada.

O Cerest também realiza fiscalização de empresas, onde é averiguado o mapeamento de risco e através deste são feitas recomendações de reajustes para evitar acidentes. Após todas as orientações e realização do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a equipe retorna a empresa para checar se as mudanças foram feitas. A equipe conta com profissionais de diversas áreas, entre fisioterapeuta, médico do trabalho, advogado, psicólogo, assistente social, enfermeira e técnica de enfermagem.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading