
Os feirantes e permissionários que comercializam produtos de origem animal em Feira de Santana terão a oportunidade de participar de oficinas gratuitas sobre legislação sanitária e proteção à saúde do consumidor. Ao total, serão oferecidas mais de 320 vagas. As aulas acontecem no campus Getúlio Vargas da Unifacs a partir do dia 25 de abril de 2018 e devem ser encerradas no início de junho.
A ação é parte do Programa de Integração Social da Unifacs, Integra, e é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec) e as Associações dos Feirantes. As oficinas são gratuitas e são ofertadas aos feirantes e permissionários cadastrados na Settdec durante todo o mês de maio. A capacitação, desenvolvida pela professora de direito da Unifacs, Késia Magalhães, utiliza-se de metodologias como rodas de conversa e dramatizações para aproximar-se da realidade dos feirantes, ilustrando situações do seu dia-dia que envolvam a aplicabilidade de diversas diretrizes da legislação.
No dia 25 de abril inicia a oficina ‘Legislação e novos procedimentos’ com a participação dos permissionários do setor de peixe do Centro de Abastecimento. O treinamento continua nos dias 3 e 10, quando acontece a oficina ‘Controle higiênico, sanitário e manipulação de alimentos’. Os feirantes do Tomba e permissionários do Centro Comercial da Estação Nova passaram pelas mesmas oficinas e terão sua capacitação finalizada ainda em abril.
“O principal objetivo é ensinar aos feirantes as regras previstas na legislação, o cuidado com a saúde do consumidor, a responsabilidade em cumprir as regras e demonstrar a importância da aplicação da legislação sanitária na atividade desenvolvida por eles”, relatou a professora Késia Magalhães, coordenadora do Programa Integra.
A iniciativa envolve alunos de diversos cursos da universidade, como publicidade e propaganda, arquitetura, enfermagem, fisioterapia, ciências contábeis e administração. As aulas voltadas ao controle higiênico, sanitário e manipulação de alimentos, por exemplo, contam com a participação dos alunos de Nutrição e a supervisão técnica da professora Jociene Oliveira, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Unifacs .
O Programa Integra foi desenvolvido inicialmente para atender os feirantes e permissionários na Feira e no Centro Comercial da Estação Nova e, a partir de agora, também é voltado para as Feiras do Tomba, Sobradinho, George Américo, Cidade Nova, Feira X e do Setor de Peixes do Centro de Abastecimento.
A Unifacs emite certificado de participação a todos os participantes certificado de participação em cada um dos treinamentos. Todos os encontros acontecem no Campus da Unifacs , localizado na Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana, próximo ao Colégio Ceteb.
Programa Intedra
O Programa de Integração Social da Unifacs – Integra compreende um conjunto de ações acadêmicas interdisciplinares de prestação de serviços a feirantes, permissionários, seus familiares e clientes, contribuindo para a sustentabilidade e para o exercício dos direitos sociais por aqueles exercem o trabalho nas feiras livres e tem como fonte de subsistência a economia regional hortifrutigranjeira e a agricultura familiar do município de Feira de Santana. A iniciativa é executada em parceria com Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC) e as Associações dos Feirantes.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




