
A expectativa era de arrecadar 240 bolsas de sangue, mas, felizmente, a campanha de doação desenvolvida pelo Hemoba e a Paróquia Senhor dos Passos, entre os dias 22 e 24 de maio de 2018, foi 18% maior que o esperado.
Realizada no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana, que apoiou a iniciativa, a campanha de doação de sangue conseguiu arrecadar 282 bolsas. Outra boa notícia é em relação a doadores de medula. 119 pessoas se cadastram.
Necessidade de sangue aumenta no período junino
A enfermeira Nilza Azevedo, do Hemoba, afirma que a quantidade de doações, da semana passada, alivia, mas o problema de estoque baixo continua na unidade local. “O ideal é que mais pessoas doem, porque estamos nos aproximando de um período no qual a demanda cresce, que é o São João, devido ao número de acidentes”, destaca.
Torcida para descarte menor de bolsas
Em Feira de Santana, o estoque de segurança do sangue oscila entre 750 e 800 bolsas, mas as doações mensais estão apenas na faixa de 500 unidades. “Por isso sempre ficamos na torcida para que a quantidade de bolsas descartadas na barreira sorológica seja pequena”, salienta. Ela se refere à quantidade de bolsas comprometidas por algum tipo de problema no sangue doado.
Amostras de todas as doações são enviadas para um laboratório em Salvador, onde são submetidas a exames sorológicos que podem detectar HIV, sífilis, doença de Chagas, dentre outras doenças.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




