
Nesta semana nacional de combate ao glaucoma, o Planserv alerta seus beneficiários sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença. Causado pela lesão do nervo óptico relacionado à pressão ocular alta, o glaucoma pode causar cegueira irreversível e por isso requer cuidados especiais.
Pessoas que tenham parentes de primeiro e segundo graus portadores de glaucoma fazem parte do grupo de risco. Além disso, a incidência em idosos, mulheres e afrodescendentes, de modo geral, é maior, assim como em pessoas com alguns tipos de cataratas e após certos traumas oculares.
A doença raramente apresenta sintomas. Por isso, é preciso realizar periodicamente a fundoscopia, exame do fundo do olho, e a tonometria, medida da pressão intra-ocular, utilizados no diagnóstico. Os sinais só aparecem nos glaucomas agudos, quando o paciente apresenta dores de cabeça, fotofobia (sensibilidade à luz), enjôo, dor ou irritação nos olhos, visão turva, lacrimejamento e flashes visuais momentâneos.
Se o oftalmologista suspeitar da doença a partir dos exames iniciais, poderá confirmá-la através de exames complementares, tais como campimetria (campo visual), gonioscopia (exame realizado com lente específica), paquimetria (medida da espessura da córnea), retinografia (fotografia do fundo do olho) e tomografia de coerência ótica(OCT).
O glaucoma é uma enfermidade multifatorial. A pressão intraocular elevada, a idade avançada e o histórico familiar são os principais fatores associados ao risco de desenvolvimento da doença. Seu tratamento é realizado inicialmente com o uso crônico de colírios chamados de antiglaucomatosos.
Quando não se obtém resultado na terapêutica com os colírios e o paciente apresenta piora da campimetria, parte-se para o tratamento cirúrgico. O objetivo da cirurgia é o controle da pressão ocular para evitar a progressão da lesão do glaucoma, mas a visão já afetada não melhora. Se seguir as orientações de seu oftalmologista, o paciente com glaucoma pode ter uma boa saúde ocular e viver por muitos anos com uma visão satisfatória.
A lista completa de unidades credenciadas ao Planserv que contam com a especialidade de oftalmologia está disponível na aba “Rede Credenciada” no site http://www.planserv.ba.gov.br. Os prestadores disponíveis também podem ser consultados no aplicativo do plano, que pode ser baixado na loja virtual Google Play, para telefones com sistema Android, e App Store, para quem utiliza iPhones. Beneficiários que não têm acesso à Internet podem consultar a rede credenciada pela Central de Relacionamento 24 horas do Planserv, através do 0800 56 6066 (chamadas de telefone fixo) ou (71) 3402-3700 (ligações de celular).









