West Point é um bairro da capital Monróvia. 75.000 pessoas residem em West Point, sendo uma das favelas mais densamente povoadas de Monróvia. A degradação ambiental atinge parte da península. Os problemas endêmicos incluem superpopulação e doenças como a tuberculose.
Monróvia é a capital e a maior cidade da Libéria. Localiza-se na costa atlântica e do Cabo Mesurado, que se situa dentro do Montserrado, o condado mais populoso na Libéria. A área metropolitana, com uma população de 1 010 970 em Grande Distrito de Monróvia, segundo o censo de censo de 2008, contém 29% do total da população da Libéria e é a cidade mais populosa do país. Monróvia é o centro cultural, político e financeiro para o país inteiro.
Fundada em 1822, Monróvia é nomeada em honra de ex-presidente estadunidense James Monroe, um proeminente defensor da colonização da Libéria. Monróvia foi fundada trinta anos depois de Freetown, Serra Leoa. Foi o primeiro assentamento permanente africano norte-americano na África.
A economia da cidade é dominada pelo porto e escritórios do governo. O porto de Monróvia foi significativamente ampliado pelas forças dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e as exportações principais incluem o látex e minério de ferro. Materiais também são fabricados no local, tais como o cimento, petróleo, produtos alimentícios, tijolos e azulejos, mobiliários e produtos químicos. Localizado perto da confluência dos rios Mesurado e Saint Paul, o porto também tem instalações para armazenamento e reparação de navios.
História da Libéria
A Libéria, oficialmente República da Libéria, é uma república presidencialista localizada na África Ocidental. Faz fronteira ao norte com a Serra Leoa e Guiné, a leste com a Costa do Marfim e a sul e oeste com o Oceano Atlântico. Segundo o censo de 2008, a população do país é de 3 955 000 habitantes, divididos em uma área de 111.369 quilômetros quadrados.
A cidade de Monróvia é sua capital. A Libéria possui um clima quente equatorial, com chuvas intensas na estação chuvosa e ventos na estação seca. A vegetação é composta, na maior parte, por florestas de mangue, enquanto o interior é escassamente povoado de florestas, com predominância de pastagens secas.
A história da Libéria é única entre as nações africanas. É um dos dois únicos países da África Subsaariana, juntamente com a Etiópia, sem raízes na colonização europeia. Foi fundada e colonizada por escravos americanos libertos com a ajuda de uma organização privada chamada American Colonization Society, entre 1821 e 1822, na premissa de que os ex-escravos americanos teriam maior liberdade e igualdade nesta nova nação.
Escravos libertos dos navios negreiros também foram enviados para a Libéria, em vez de serem repatriados para seus países de origem.[5] Estes colonos criaram um grupo de elite da sociedade da Libéria, e, em 1847, fundaram a República da Libéria, que instituiu um governo inspirado nos Estados Unidos, nomeando Monróvia como sua capital, homenageando James Monroe, o quinto presidente dos Estados Unidos e um proeminente defensor da colonização.
Um golpe militar liderado em 1980 derrubou o então presidente William Richard Tolbert, Jr., marcando o início de um período de instabilidade que levou a duas guerras civis no país, deixando milhares de mortos e devastando a economia do país. Hoje, a Libéria está a recuperar dos efeitos nefastos da guerra civil e as perturbações econômicas conexas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




