‘Soloteropolitanos’ encerra temporada neste fim de semana em Salvador

O projeto ‘Soloteropolitanos’ encerra temporada em Salvador, com o espetáculo ‘Eterno Retorno – ERê’, neste sábado (19/05) e domingo (20/05/2018), às 19 horas, no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador.

Os ingressos poderão ser adquiridos no local, no dia da apresentação, a partir das 17 horas.

O espetáculo integra juntamente com as encenações ‘Seu Bomfim’, ‘Joelma’ e ‘Sebastião’, o projeto de repertório do grupo baiano ‘Território Sirius Teatro’, que já circulou pelas cidades de Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

O ‘Eterno Retorno – ERê’ trata de temas urbanos e cosmológicos, apresentando uma dramaturgia de recortes, gerações de personas cênicas, estética contemporânea, ao tratar da criação e evolução do universo e da vida, desde o Big Bang até os dias de hoje.

Todos os espetáculos são realizados pelo ator, autor e diretor Fabio Vidal que, há mais de 18 anos, junto ao ‘Território Sirius Teatro’, promove a criação e circulação de produções teatrais autorais, mobilizados pela pesquisa estética e temática de assuntos e modos variados na cena, resultantes de processos criativos que agregam experimentação, teatro físico, emoção, humor e veiculação política, derivando acontecimentos cênicos múltiplos, de alta qualidade artística e técnica fundamentados no ator-performer. O projeto é uma produção da Multi Planejamento Cultural. O ‘Território Sirius’ já realizou mais de mil apresentações do seu repertório em quase todos os estados brasileiros, além de países da Europa e América Latina.

“Me sinto muito privilegiado por poder completar a maioridade do Território Sirius Teatro. Por efetivar essa proposta de repertório e com ela ter percorrido inúmeros espaços pelo Brasil e pelo mundo. Me sinto muito realizado por ser um emissário da arte, podendo estabelecer encontros com vários públicos diferentes levando os assuntos e temas  presentes  nos espetáculos”, afirma Fábio Vidal.

‘Eterno Retorno – ERê’

O espetáculo trata da história da criação do universo, da vida e do humano: seu processo de ciclos, de evoluções. Inicia antes do Big Bang (15 bilhões de anos atrás) e se desenvolve até os dias atuais.

O artista evoca ao palco um ERê, personagem que assume os papéis de mensageiro, palhaço, bufão e divindade. Ele vivencia todas as contradições da existência humana sob diferentes aspectos – a morte e a vida; a infância e a velhice; o trágico e o cômico.

‘Eterno Retorno – ERê’ se desenvolve a partir da união de três matrizes: 1- Teorias científicas evolucionárias e cosmológicas; 2- Doutrina do Eterno Retorno de Nietzsche; 3- E da persona do ERê. A partir dessa conjunção, a encenação narra e questiona o processo evolucionário, abordando, com humor, questões múltiplas como memória, vida, consumo, tempo, caos, verdade, liberdade, saúde, padronização, violência e ecologia através de metáforas corporais e poesias cênicas.

O espetáculo, já foi apresentado em diferentes estados brasileiros, além de integrar a programação de importantes festivais.

Agenda

Quando: 19 e 20 de maio, às 19 horas

Local: Teatro Gregório de Mattos

Endereço: Praça Castro Alves, s/n – Salvador


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading