Cerimônia transfere sede do Governo da Bahia para Cachoeira

Cerimônia transfere sede do Governo para Cachoeira.
Cerimônia transfere sede do Governo para Cachoeira.

A cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, se tornou sede do Governo do Estado, na manhã desta segunda-feira (25/06/2018), pelo 11º ano consecutivo. A cerimônia tem como objetivo reconhecer a importância do município nas batalhas travadas pela conquista da independência do Brasil, que tiveram início no dia 25 de junho de 1822. O evento histórico resultou na libertação baiana do domínio português, em 2 de Julho do ano seguinte.

Representando o Governo do Estado, a secretária de Cultura, Arany Santana, comentou a importância da data. “É uma oportunidade de reforçar a nossa democracia e reafirmar que a independência do Brasil começou aqui com essa batalha. Hoje é dia da Bahia e do Brasil e de todos nós cidadãos buscarmos essa tão sonhada liberdade, fraternidade e igualdade”, afirmou.

A cerimônia contou com desfile cívico, honras militares e o ‘Te Deum’, ato religioso em memória aos que lutaram pela independência, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Muitas crianças e adolescentes participaram da cerimônia de hasteamento da bandeira. A estudante Clara Mendes, de 15 anos, se emocionou durante a execução do Hino ao Dois de Julho. “Foi um momento forte pra mim. Nas aulas de história, a gente aprende sobre os heróis que deram a vida para que nosso país conquistasse a liberdade, mas quando a gente está aqui vivendo essa energia é bem forte”.

A dentista Jaqueline Lima levou as duas filhas de Salvador para conhecer a cidade do Recôncavo. “Esse é o berço da independência brasileira, um local histórico. E o dia 25 de junho é uma data histórica que deve ser sempre ser lembrada não apenas por baianos, mas por todos brasileiros. Eu acho que essa transferência simbólica da capital aqui para Cachoeira é uma ideia maravilhosa que ajuda que as novas gerações aprendam mais. Eu trouxe minhas filhas porque considero fundamental que a nossa história seja reconhecida”.

Atendimento à população

Anualmente, uma unidade móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) marca presença no município nesse período. Com o serviço, a população pode emitir documentos como RG, CPF, certidão de antecedentes criminais e recadastramento de pensionistas e aposentados. “Estamos oferecendo atendimento a cerca de 500 pessoas, em dois dias de prestação de serviço”, explicou a coordenadora do serviço itinerante, Neide Barreto.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading