Eleições 2018 – Bahia: MST declara apoio a Angelo Coronel e Jaques Wagner ao Senado, movimento diz que políticos lutarão pela reforma agrária no país

Candidatos ao senado, Jaques Wagner e Angelo Coronel recebe o apoio do Movimento dos Sem Terra.
Candidatos ao Senado Federal, Jaques Wagner e Angelo Coronel recebe o apoio do Movimento dos Sem Terra (MST).

Os candidatos ao Senado na chapa do governador Rui Costa (PT), Angelo Coronel (PSD) e Jaques Wagner (PT), ganharam um apoio de peso em seus pleitos à Câmara Alta nas eleições de 7 de outubro de 2018.

O mais expressivo e numérico movimento social do país, o Movimento dos Sem Terra (MST), declarou que abraçará integralmente a Chapa Majoritária da Coligação Mais Trabalho por Toda a Bahia – formada por Rui Costa/João Leão (governador/vice) e Angelo Coronel/Jaques Wagner (Senado).

O compromisso foi firmado durante encontro da majoritária com integrantes do MST, no Assentamento Bela Manhã, no município de Teixeira de Freitas, Extremo-Sul baiano, na manhã desta quarta-feira (29). Além de Rui Costa, Coronel e Wagner, o acordo contou ainda com a participação do deputado federal e líder do MST, Walmir Assunção (PT), o candidato a estadual, Suíca, e o suplente de Coronel, deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB).

Os candidatos ao Senado se comprometeram que reforçarão a luta do MST em defesa da Reforma Agrária no Congresso Nacional. Angelo Coronel ressaltou a necessidade de se encontrar uma finalidade social às terras improdutivas, a fim de fortalecer a agricultura familiar, um dos mais importantes vetores da economia brasileira.

“Vocês terão um defensor do movimento no Senado. É inaceitável ter grandes extensões de terra nesse país sem nenhuma produção, que servem somente à especulação. Vou lutar pela reforma agrária no Brasil porque ela é essencial para a segurança alimentar dos brasileiros e para baratear o alimento que chega à mesa das famílias. Os países desenvolvidos fizeram reforma agrária e o resultado foi decisivo para o crescimento da economia”, afirmou, Coronel, às lideranças do MST.

Angelo Coronel considerou o MST um dos mais importantes movimentos do Brasil atual, especialmente pelo alcance social. O candidato se comprometeu em reunir forças no Senado para que os processos judiciais ligados à reforma agrária tramitem de forma mais célere na Justiça.

“Nos dois anos e meio do governo Temer, os processos foram engavetados por falta de vontade política. Precisamos dar celeridade a eles para consolidar a necessária reforma agrária no Brasil. A agricultura familiar responde por mais de 70% do alimento que chega à mesa dos brasileiros. Fortalecê-la é a melhor saída para o país. Nas nações desenvolvidas não existem esses grandes latifúndios. Existem pequenas glebas de terra, onde a produção é muito mais eficiente”, destacou.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading