Feira de Santana: Artista plástico Zé Andrade conta história de Canudos com uso de esculturas em barro

Com exposição e lançamento de foto/livro na última quarta-feira (21/08/2018), no Museu de Arte Contemporânea (MAC), o artista plástico Zé Andrade se despediu de Feira de Santana. Ele também desenvolveu oficina de modelagem com barro, retribuindo toda a vivência e aprendizado dos 8 anos em que morou na cidade. O evento foi parte das homenagens pelo 22º aniversário do MAC.

No livro ‘Canudos e Favela’ o artista fala sobre as imagens e lembra de uma experiência que aconteceu na cidade baiana de Itapicuru, onde começou o ciclo de perseguição a Antônio Conselheiro, que levou boa parte da população a migrar para Canudos, onde aconteceram os conflitos.

Zé Andrade relata que em certo período da vida recebeu de presente o livro Sertões e que a leitura o incomodou e o fez pensar na forma com a qual as pessoas que viveram o conflito poderiam relatar a situação. “Fui cinco vezes a Canudos, desde 2008, para realizar uma oficina, conseguindo fazê-la em Itapicuru. Fiquei lá durante duas semanas. Peguei o barro e estimulei aquelas pessoas a contarem a história através da arte”, explica o artista.

Esculturas retratam Canudos

O livro contém imagens das modelagens em barro, fruto das oficinas de Zé Andrade, e feitas por pessoas da cidade, que tiveram algum contato com a história de Canudos no período conflituoso. “Nas esculturas eles relatam situações, pessoas e momentos que marcaram o período”, explica.

Entre o MAC e a Biblioteca

Zé Andrade lembra o período em que estudou e relata sua dedicação e rotina, dia e noite, entre o MAC e a Biblioteca Municipal Arnold Ferreira Silva, realizando pesquisas. Ele agradece à cidade por ter dado a oportunidade e acesso a estes locais. “Voltei para retribuir à cidade que também me inspirou”, acentua.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading