Feira de Santana: Baiana do acarajé relata racismo por causa do cabelo

Lurdes Santana, presidente do Condecni, acompanha a aposentada ao Complexo Policial do Bairro Sobradinho para registrar queixa.
Lurdes Santana, presidente do Condecni, acompanha a aposentada ao Complexo Policial do Bairro Sobradinho para registrar queixa.

Aposentada, a baiana do acarajé de iniciais RCS, 65 anos, residente no Bairro São João, em Feira de Santana, relata ter sofrido racismo, seguido de violências verbal e física, por causa de seu cabelo estilo black power. O ato teria sido praticado por um estudante adolescente, acompanhado de um colega, e, dias depois, ganhado corpo com ameaças e agressões também da mãe do garoto.

A denúncia foi ouvida por conselheiros dos Conselhos Municipais de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas (Condecni), da Criança e do Adolescente e também do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. E a presidente do Condecni, Lurdes Santana, acompanhou a denunciante ao Complexo Policial do Bairro Sobradinho para registrar queixa.

O fato, conforme RCS, teria ocorrido no início do mês, no interior de um ônibus do transporte coletivo urbano. E na sexta-feira passada, 24, a mãe do adolescente, moradora do mesmo bairro, teria se dirigido até a sua banca de acarajé e “fez ameaças verbais e também me empurrou”.

Denunciada será convidada

Lurdes Santana explica que o Conselho de Participação e Desenvolvimento das comunidades Negras e Indígenas pretende convidar a denunciada para esclarecimentos da situação. E garante que o Condecni está atento a situações de prática de racismo e desenvolverá todas as ações de apoio necessárias para que esta prática seja cessada em nossa sociedade.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading