Pavimentação de estrada na Terra Dura vai continuar com nova empresa, informa Prefeitura de Feira de Santana

Obra de pavimentação de estrada no Povoado de Terra Dura, localizado no Distrito de Humildes.
Obra de pavimentação de estrada no Povoado de Terra Dura, localizado no Distrito de Humildes.

A Prefeitura de Feira de Santana não atrasou o pagamento à Atlântica Engenharia, empresa responsável pela pavimentação a paralelepípedos da estrada para a Terra Dura, povoado do Distrito de Humildes. Os repasses foram feitos à medida que a obra avançava.

Tampouco, afirmou o engenheiro responsável pela obra, João Pedro dos Santos, houve recolhimento dos paralelepípedos por falta de pagamento do material. “Quem retirou o material (que estava estocado ao longo da estrada) foi a própria empresa, que não mais vai continuar com a obra. As pedras, portanto, não mais seriam usadas”, explica.

O secretário de Serviços Urbanos, José Pinheiro, afirmou que o município não está em atraso com suas obrigações para com a empresa. “O pagamento vem sendo feito mediante medição do serviço concluído”, observa. A Atlântica Engenharia já recebeu três parcelas do valor do contrato.

As partes acertaram o distrato amigável. A empresa vai trabalhar até a próxima sexta-feira, 24, e concluir mais uma etapa da obra. A Atlântica Engenharia alegou problemas administrativos e financeiros que a impedem de continuar o serviço. E a Prefeitura acatou as alegações.

Continuidade da obra

José Pinheiro disse, ainda, que a empresa que ficou na segunda colocação na licitação já foi convocada e aceitou continuar a pavimentação. Cerca de 30% dos 11,9 mil metros quadrados da obra já foram concluídos. A estrada tem 1,8 quilômetro de extensão com sete metros de largura.

O engenheiro João Pedro dos Santos confirmou as declarações do secretário, com relação ao pagamento, e que apenas não foi quitada a parte da pavimentação que está em andamento, que será feita assim que a empresa apresente a documentação exigida.

Prazo de ‘cura’ não é respeitado

Outro problema revelado pelo engenheiro Mário Augusto, da fiscalização da Sedur, é que nem sempre os moradores e motoristas respeitam os devidos prazos para a consolidação do serviço – a chamada cura, que leva cerca de duas semanas.

E neste período veículos não devem passar sobre a pavimentação sob pena de danificar, com a apresentação de deslocamentos dos paralelepípedos, ou que a obra não tenha a durabilidade desejada.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading