
Levantamento feito até agora apontou que 70 milhões de brasileiros sem fonte de informação. Ele também constatou que 40 milhões de brasileiros moram em municípios sem a presença de meios noticiosos. “Tratam-se de lugares que não contam com veículos jornalísticos, especialmente aqueles que cobrem temas de interesse público locais como prefeitura, câmara municipal, contas públicas, saúde, educação, segurança pública, mobilidade e meio ambiente”, diz Ângela Pimenta, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (PROJOR).
O ‘Atlas da Notícia’ também relata a proporção de municípios com e sem a presença da imprensa. Em um universo de 5.570 municípios brasileiros, 2.691 cidades contam com algum tipo de veículo de imprensa. Mais da metade (2.879 cidades) não tem registro de meios noticiosos.
Nessa nova etapa, prevista para ser concluída em novembro, o estudo vai ampliar a base de informações sobre os veículos já mapeados, como informações de contato, site e outros detalhes. “Também iremos buscar novos veículos mapeados e identificar quais ainda estão ativos”, diz o jornalista Sérgio Spagnuolo, fundador e editor da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab, responsável pelo levantamento e análise dos dados do Atlas da Notícia.
De acordo com ele, nessa fase, o projeto quer saber mais sobre os veículos. “Atualmente, sabemos a mídia, o Estado, a cidade e alguns outros detalhes. Queremos ter mais informações sobre essas publicações, como número de pessoas que colaboram, endereço, contato geral etc.”
Após a conclusão do projeto, os dados são públicos e livres para uso, inclusive comercial, sob a licença Creative Commons.
*Com informações da Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




