Eleições 2018: no dia de São Cosme e São Damião, o candidato ao Senado Angelo Coronel prega ecumenismo e tolerância religiosa

Jaques Wagner e Angelo Coronel em caminhada pelos municípios de Barra do Mendes, Ibipeba, Ibititá, Lapão e Irecê.
Jaques Wagner e Angelo Coronel em caminhada pelos municípios de Barra do Mendes, Ibipeba, Ibititá, Lapão e Irecê.

O candidato ao Senado na Coligação Mais Trabalho Por Toda a Bahia, Angelo Coronel, disse nesta quinta-feira (27/09/2018), que o dia dedicado aos santos gêmeos, São Cosme e São Damião, representa uma das tradições mais inclusivas da Bahia. “Os católicos, como eu, adoram comer o ‘caruru de São Cosme’, mesmo preceito que têm os adeptos do candomblé. Hoje vou para um caruru de preceito, à noite, mas vou moderar, por causa da cirurgia que fiz há duas semanas. O povo da Bahia, ao longo de sua história, sempre deu provas de tolerância religiosa, de repúdio ao racismo e de respeito à preferência sexual de cada um”, disse Angelo Coronel, que foi saudado, ao lado de Wagner, como a dupla ‘Cosme e Damião’ da Caravana da Correria, que passou hoje pelos municípios de Barra do Mendes, Ibipeba, Ibititá, Lapão e Irecê.

Coronel garante que vai levar para o Congresso Nacional a bandeira do ecumenismo e do respeito à religiosidade de cada um dos brasileiros. “Sou católico, mas como político sempre fui um ecumênico, respeitando todos os credos e religiões. Vou a sinagogas, a templos evangélicos e católicos, a casas espíritas, a terreiros de candomblé. A tolerância religiosa é muito importante para que a gente conquiste a paz social. Sou o candidato a Senador dos católicos, dos evangélicos, dos espíritas, dos adventistas, dos umbandistas, do povo do candomblé, dos judeus, dos muçulmanos”, ressalta o candidato do PSD ao senado.

Angelo Coronel elogiou as iniciativas dos governos de Jaques Wagner e de Rui Costa de fazer com que o Governo do Estado atuasse no programa de reforma dos terreiros de candomblé e na recuperação de igrejas católicas que possuem valor artístico e patrimonial. “Como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, também atendi a uma reivindicação antiga dos evangélicos e fiz a instalação do painel em homenagem à Bíblia Sagrada no plenário da ALBA. Foi um pedido dos evangélicos, mas contempla todos os cristãos que se guiam pelas Escrituras”, explica.

Angelo Coronel lembrou que foi o governador Jaques Wagner que atendeu a uma antiga demanda do Movimento Negro da Bahia e dos Terreiros de Candomblé, com a promulgação do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa da Bahia – Lei 13.182 – de junho de 2014. “Trata-se de uma conquista de todos aqueles que, na Bahia, lutaram contra o racismo e tantas formas veladas de discriminação racial e também contra a intolerância religiosa, sobretudo contra os cultos de matriz africana. O Estatuto foi o primeiro regulamento estadual do país sobre esse tema. Junto com Wagner e com Otto, vamos levar essa discussão para o Senado Federal, para que a lei se torne nacional, alcançando todo o território brasileiro”, diz o candidato 555.

A caravana da ‘Correria pela Bahia’ pelos municípios de Barra do Mendes, Ibipeba, Ibititá, Lapão e Irecê contou com a presença do senador Otto Alencar.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading