
Indicado ao Prêmio Questão de Crítica 2015 nas categorias melhor elenco e melhor direção e tendo passado por festivais em cidades como Lisboa, São Paulo e Curitiba, Eles não usam tênis Naique, espetáculo da Cia. Marginal do Rio de Janeiro, desembarca em Feira de Santana no dia (14/10/2018), em sua circulação pelo Brasil através do projeto Palco Giratório.
Ambientado numa favela do Rio de Janeiro, Eles não usam tênis Naique tem como dispositivo dramatúrgico o conflito geracional entre Santo e Rose, pai e filha, através de suas relações em épocas distintas com o tráfico de drogas. Com cinco atores em cena, que se alternam nos dois papéis, a encenação explora a complexidade do tema do tráfico, encarando-o de diferentes perspectivas, do seu aspecto mais brutal à sua dimensão afetiva. Nesse jogo cênico, em que nenhuma posição é fixa, os atores ainda encontram espaço para debater a questão de sua própria perspectiva, expondo, através de intervenções autobiográficas que perfuram a trama fictícia, a maneira particular como o tráfico atravessa suas vidas.
Com texto inédito e premiado de Marcia Zanelatto, sob intervenção dramatúrgica do próprio grupo, o espetáculo tem direção de Isabel Penoni, cenário assinado pelo artista plástico Guga Ferraz e direção musical do músico-percussionista Thomas Harres – que proporciona uma trilha sonora eletroacústica, executada ao vivo, explorando também as relações das margens na musicalidade.
Cia Marginal
Criada em 2005 na Maré, o maior complexo de favelas do Rio de Janeiro, a Cia Marginal reúne artistas de dentro e fora da comunidade, engajados na construção de uma cena que se reflete sobre a cidade a partir da periferia. Com quatro espetáculos em seu repertório – Qual é a nossa cara? (2007), Ô, Lili (2011), InTânsito (2013) e Eles não usam tênis naique (2015) –, tem a maioria de suas criações em laboratórios de pesquisa em contextos situados (favelas, presídios, estações de trens), resultando em um projeto artístico de intervenção e reflexão sobre a cidade a partir de um ponto de vista específico: suas margens, bordas, seus espaços limites e periféricos. A companhia ocupa hoje espaço fundamental na cena contemporânea do Rio de Janeiro, tendo recebido em 2014 uma moção de louvor de sua Câmara Municipal por “representar o engajamento do teatro nos dias atuais”.
Elenco
Geandra Nobre, Jaqueline Andrade, Phellipe Azevedo, Rodrigo Souza, Wallace Lino
Texto, Márcia Zanelatto; Intervenção dramatúrgica, Cia Marginal; Direção, Isabel Penoni; Trilha sonora original, Rodrigo Souza e Thomas Harres; Iluminação, Pedro Struchiner; Cenário: Guga Ferraz; Figurinos, Raquel Theo; Produção, Mariluci Nascimento; Fotos, Ratão Diniz; Assistente de Fotografia, Aline Oliveira.
Agenda
O que: Espetáculo ‘Eles não usam tênis Naique’
Quando: 14 de outubro, às 18 horas
Onde: Centro de Cultura Amélio Amorim
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




