Eleições 2018: Le Figaro avalia que política de Jair Bolsonaro é semelhante a do presidente das Filipinas; Presidente Rodrigo Duterte é responsável por assassinatos extrajudiciais

Candidato à presidência da República de extrema-direita, Jair Bolsonaro (PSL/RJ) é um político identificado por setores da mídia com as ideias do nazismo, fascismo, antissemitismo, misoginia, segregacionismo contra negros e grupos minoritários, que professa discurso do ódio, vinculado a prática da violência física como forma de obter a redução do conflito social.
Candidato à presidência da República de extrema-direita, Jair Bolsonaro (PSL/RJ) é um político identificado por setores da mídia com as ideias do nazismo, fascismo, antissemitismo, misoginia, segregacionismo contra negros e grupos minoritários, que professa discurso do ódio, vinculado a prática da violência física como forma de obter a redução do conflito social.

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) já era chamado de “Trump tropical” pelo jornal Le Monde. O concorrente Le Figaro adotou a fórmula de “irmão político” de Rodrigo Duterte, o contestado presidente das Filipinas. A comparação foi feita pelo cientista político Maurício Santoro (UERJ), ouvido pela reportagem.

Assim como promete Bolsonaro, Duterte implementou uma política de tolerância zero contra o tráfico de drogas. Porém, em um discurso público na semana passada, o líder filipino confessou que o único pecado do qual se arrepende são os assassinatos extrajudiciais decorrentes de sua luta contra os traficantes de drogas. Em dois anos, 23.000 filipinos foram mortos a bala nas ruas de Manilha. Desse total, 5.000 supostos traficantes perderam a vida em tiroteios com a polícia.

Em uma análise sobre o Congresso eleito, Le Figaro fala que os eleitores eliminaram caciques da esquerda e da direita que dominavam há décadas a política brasileira. Do MDB, do presidente Michel Temer, ao PSDB, de Geraldo Alckmin, explica Le Figaro, milhares de eleitores conservadores transferiram seus votos para o partido de Bolsonaro.

Le Monde: “PT nunca colocou democracia em risco”

Em novo editorial de capa, Le Monde afirma que a democracia brasileira está ameaçada por um regime populista de direita. “Nós não podemos colocar o Partido dos Trabalhadores e Jair Bolsonaro em pé de igualdade. Lula e seus herdeiros nunca colocaram em risco o processo democrático no Brasil”, escreve Le Monde.

A publicação lembra que os petistas deixaram seus cargos quando a presidente Dilma Rousseff foi destituída em 2016, após um processo que teve sua legitimidade contestada. A perspectiva de uma presidência de Bolsonaro, por outro lado, está repleta de ameaças para a jovem democracia brasileira, adverte Le Monde.

“Guru econômico” de Bolsonaro tem reputação questionada

Em chamada de capa, Les Echos, principal jornal econômico da França, afirma que o extremista de direita promete um tratamento de choque ultraliberal à economia brasileira, caso seja eleito.

“O vídeo de Bolsonaro ao lado do economista Paulo Guedes – com a mensagem aos investidores que eles podem dormir tranquilos – foi 100% bem-recebido pelos mercados”, destaca Les Echos. A Bolsa de Valores de São Paulo fechou em alta na segunda-feira (8) e o dólar recuou. Se Bolsonaro for eleito, “Guedes vai pilotar um super ministério e pretende privatizar 150 empresas públicas para reforçar o caixa do Estado com R$ 1 trilhão, soma colossal equivalente a € 230 bilhões”, explica o correspondente em São Paulo.

O guru econômico de Bolsonaro, escreve Les Echos, quer “mudanças rápidas para diminuir o déficit primário já no ano que vem”. No entanto, o diário ressalta que o ponto fraco de Guedes é sua total falta de experiência no setor público e a reputação de não ser aberto ao diálogo. Seria como dar um cheque em branco, já que Bolsonaro admite não entender nada de economia. Mesmo assim, para o candidato de esquerda Fernando Haddad, o segundo turno tem ares de missão impossível, conclui o jornal.

*Com informações da RFI.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading