A sepse é uma doença com alto índice de mortalidade que leva cerca de 419.047 pacientes adultos por ano a serem tratados em UTI no Brasil. Para alertar sobre a importância de conhecer e estudar mais sobre esse tema, a Sessão Cientifica do SAMU de Feira de Santana desta segunda-feira, (22/10/2018), trouxe como palestrante o médico intensivista Lúcio Couto.
De acordo com Lúcio Couto, 50% dos casos diagnosticados de sepse no Brasil evoluem para óbito, para ele o alto índice também estar relacionado com a falta de conhecimento acerca da doença. “Com condições ideais de diagnóstico e tratamento, e uma população bem avisada do quanto essa doença pode matar, o esperado de mortalidade é 18% a 20%, esses são os números de países bem desenvolvidos no âmbito da saúde”, ressalta.
Pacientes com diabetes e HIV tem mais chances de desenvolver sepse, que possui entre os sintomas febre alta, pressão baixa e falta de ar. “Uma das preocupações é a piora da sepse e a evolução do paciente para quadro de choque séptico – que é uma síndrome de comprometimento de oxigenação e perfusão dos tecidos, onde a tonalidade circulatória e o metabolismo celular são graves os suficientes para aumentar a mortalidade substancialmente”, destaca.
Lúcio Couto também alerta que muitas vezes os sintomas geram confusão, por serem parecidos com de outras doenças. “Uma das coisas mais importantes na área de saúde é o compromisso que você tem. Estudar pra gente é uma obrigação, nós como profissionais de saúde temos que estudar e ter conhecimento para saber como tratar aquilo que chega para gente”, ressalta.
A Sessão Cientifica do SAMU acontece uma vez ao mês no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e traz temas de relevância para capacitação de estudantes e profissionais de saúde. O evento é aberto e gratuito.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




