Com histórias da política em Feira de Santana, o livro ‘Palanque of line’ é lançado pelos jornalistas Edson Borges e Rafael Velame

Escrito a quatro mãos, ‘Palanque of line’, dos jornalistas Edson Borges e Rafael Velame, lançado na noite desta quinta-feira (08/11/2018), reúne 19 casos – e não causos – que têm como protagonistas políticos de Feira de Santana. A história de José Marques de Messias (Zé Curuca), que comemorava antecipadamente, num trio elétrico, o triunfo eleitoral em 2012, até que foi informado que na lista de 21 nomes não constava o dele, abre o livro.

Foi uma noite de autógrafo das mais concorridas, numa das salas de eventos do Multiplace, e que contou com a presença de jornalistas, políticos e amigos da dupla. O livro, prefaciado pelo escritor feirense Danilo Ferreira, é, antes de tudo, uma obra cômica, linguagem direta, leitura leve e compromissada em informar e divertir – com peso maior para o segundo verbo transitivo.

“A política local tem muitos casos pitorescos, engraçados”, afirma Edson Borges, que é o secretário de Cultura, Esporte e Lazer do município. “O livro, com o objetivo de divertir, chega num momento no qual a política vem sendo debatida de maneira rancorosa, odiosa. E não deveria ser assim”. É o seu segundo livro. O primeiro foi ‘Orquestração contra o povo’.

Estreando como escritor, Rafael Velame tem mesma opinião de Edson Borges, quanto aos objetivos do livro. “O nosso objetivo foi fazer que as pessoas se divirtam quando ler as histórias. Não descarta que outras edições com o mesmo tema sejam lançadas. Histórias tem. Mas pensamos a participação de um terceiro escritor neste projeto”. Não adiantou o nome.

O prefeito Colbert Filho disse que os jornalistas, experimentados, sabem enxergar e fazer as leituras das entrelinhas dos acontecimentos políticos da cidade. “Edson é excelente contador de casos e Velame tem conhecimento próprio e é mais provocativo. O resultado é uma obra boa de ser lida”.

O veterano jornalista José Carlos Teixeira destacou a riqueza do folclore político local. “É um livro com histórias deliciosas”. Enfatizou que conhecia algumas e muitas outras, não. Leu algumas delas ainda durante o evento, do qual participaram o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, Valdomiro Silva, Alcione Cedraz, Ângelo Almeida, Sérgio Carneiro, jornalistas, escritores, intelectuais.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.