Feira de Santana: Centro de Referência oferece teste rápido de HIV no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Centro de Referência em Infecção Sexual Transmissível/HIV/AIDS realizar testes rápidos de HIV durante o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.
Centro de Referência em Infecção Sexual Transmissível/HIV/AIDS realizar testes rápidos de HIV durante o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

No Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, no próximo sábado, 1º de dezembro de 2018, o Centro de Referência em Infecção Sexual Transmissível/HIV/AIDS de Feira de Santana vai realizar testes rápidos que detectam a doença. A situação sorológica é apresentada em poucos minutos.

Os exames serão realizados na sede do Centro de Referência, localizado no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Leda – em frente ao Feira Tênis Clube, das 8 horas até o meio dia. Pessoas com o vírus serão orientadas como ter acesso ao tratamento, que é gratuito.

Para tanto, é necessário a apresentação de documento com fotografia. O teste é aberto a todos os interessados.

Até outubro, no município foram diagnosticados 315 casos de infecção pelo vírus HIV, que causa a aids, média de um caso novo por dia – a mesma registrada no ano passado, quando 366 descobriram que tinham contraído a doença.

Em termos relativos, para cada grupo de duas mil pessoas que moram em Feira, uma contraiu o vírus neste ano. Em 2016 foram 205 novos casos. Atualmente, segundo a enfermeira Joice Silva Azevedo, 2.719 pacientes são acompanhados no Centro.

Entretanto, 2.159 aparecem regularmente para receber os medicamentos anti-hiv, os antirretrovirais, que impedem a multiplicação do vírus e evitam o enfraquecimento do organismo. São fundamentais para a qualidade de vida destes pacientes.

Os outros, diz a enfermeira, ou abandonaram o tratamento ou recebem os medicamentos em outras cidades, por temerem discriminação caso sejam vistos recebendo o coquetel no Centro de Referência.

Para ela, o aumento no número de novos casos está relacionado à oferta dos testes, que passaram a ser realizados nos PSFs. A descentralização ampliou o acesso ao exame, que foi levado a bairros periféricos.

Segundo a Organização Municipal de Saúde (OMS), ¼ das pessoas que tem vírus circulando no seu organismo não sabe que tem a doença. “Jovens heterossexuais entre 20 e 39 são maioria entre os infectados neste ano”, afirma a enfermeira. Não observaram as regras de segurança.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading